Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23469
Title: Uma história das incidência de crimes contra idosos no âmbito familiar em Campina Grande - PB (2015-2019).
Other Titles: A history of the incidence of crimes against the elderly in the family environment in Campina Grande - PB (2015-2019).
???metadata.dc.creator???: COSTA, Angélica Maria da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, José Otávio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Felipe Cardoso de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Velhice;Violência ao idoso;Idosos - violência;Direitos humanos;Crimes contra idosos;Secretaria de Assistência Municipal - Semas - Campina Grande - PB;Envelhecimento;Políticas públicas - violência ao idoso;Serviço de denúncia - violência ao idoso;Violência familiar contra idosos;Old age;Violence to the elderly;Elderly - violence;Human rights;Crimes against the elderly;Municipal Assistance Department - Semas - Campina Grande - PB;Aging;Public policies - violence against the elderly;Reporting service - violence against the elderly;Family violence against the elderly.
Issue Date: 1-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Angélica Maria da. Uma história das incidências de crimes contra idosos no âmbito familiar em Campina Grande - PB (2015-2019). 2021. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23469
???metadata.dc.description.resumo???: Houve um crescimento populacional do grupo de idosos no Brasil, os dados do IBGE esclarecem o crescimento desse grupo no qual deriva de avanços na medicina e na tecnologia que asseguram uma velhice assistida e saudável, outros fatores que ratificam esse avanço na expectativa de vida são a diminuição da taxa de mortalidade e o declínio da fecundidade. No ano de 2019 estima-se 210.589.677 pessoas brasileiras, no qual 20.048.149 são idosos. No entanto um fator em crescimento tem sido a violência à pessoa idosa no Brasil, sendo o objetivo da pesquisa o município de Campina Grande. De acordo com dados quantitativos nos balanços do disque 100 - Direitos Humanos observamos que os crimes ao idoso nos últimos anos têm se intensificado e o número de denúncias e violações, no qual envolvem tipos de violências de negligência, psicológica, física e matrimonial sendo que a maior parte das incidências ocorre na casa da vitima. Tendo isto em mente, este trabalho tem como propósito o comparativo de tabelas dos Estados com maiores índices de violência a pessoa idosa. Verificando dados quantitativos do site do Instituto de Estatística e Geografia (IBGE), do Disque 100 (Canal de atendimento telefônico) e da Secretária de Assistência Municipal (Semas), com a finalidade de identificar as incidências de crimes contra os idosos no âmbito familiar em Campina Grande-PB, no período de 2015-2019. Um dos espaços de pesquisa é a SEMAS (Secretaria de Assistência Social), assegurados pela lei N° 6.923. Os objetivos do trabalho é uma pesquisa sobre a elevação a contribuição do Semas na prevenção e conscientização social sobre violência ao idoso, no qual ainda desconhecida da sociedade. A pesquisa se dará por indicadores que demonstram a elevação constante dos crimes ao idoso em seu lar, e o crescente delito no período de pandemia do Covid-19. Apresentaremos conceitos de autores, como Simone Beauvoir sobre a velhice na sociedade primitiva e sua importância na Sociedade Contemporânea, enfatizando as incidências que acomete o idoso. Além de buscar informações sobre a importância da conscientização e a preservação do lugar social do idoso na cidade.
Keywords: Velhice
Violência ao idoso
Idosos - violência
Direitos humanos
Crimes contra idosos
Secretaria de Assistência Municipal - Semas - Campina Grande - PB
Envelhecimento
Políticas públicas - violência ao idoso
Serviço de denúncia - violência ao idoso
Violência familiar contra idosos
Old age
Violence to the elderly
Elderly - violence
Human rights
Crimes against the elderly
Municipal Assistance Department - Semas - Campina Grande - PB
Aging
Public policies - violence against the elderly
Reporting service - violence against the elderly
Family violence against the elderly.
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23469
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGÉLICA MARIA DA COSTA - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 2021.pdfAngélica Maria da Costa - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 20211.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.