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Title: Estudo das propriedades físicas e químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de PET triturado.
Other Titles: Study of the physical and chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 modified by the addition of crushed PET.
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Ana Letícia Nóbrega Rabello.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
Keywords: Geotecnia;Pavimentação asfáltica;Ligantes asfálticos modificados;PET triturado;Modificação de ligantes asfálticos;Cimento asfáltico de petróleo - CAP;Espectroscopia no infravermelho;Transformada de Fourier;Geotechnics;Asphalt paving;Modified asphalt binders;Crushed PET;Modification of asphalt binders;Petroleum Asphalt Cement - CAP;Infrared spectroscopy;Fourier transform
Issue Date: 13-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TAVARES, Ana Letícia Nóbrega Rabello. Estudo das propriedades físicas e químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de PET triturado. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23475
???metadata.dc.description.resumo???: O ligante asfáltico é um material complexo, tanto do ponto de vista de composição química como de propriedades reológicas. Apresenta um comportamento viscoso, caracterizado pela diminuição da rigidez para longos períodos de aplicação de carga, e susceptibilidade térmica caracterizada pela alteração de propriedades (viscosidade, rigidez, consistência) em função da temperatura. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este estudo tem como objetivo estudar as propriedades físicas e químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de PET. Foram utilizados os teores de adição de 1%, 2% e 3% de PET, realizando-se, para a caracterização física, os ensaios de viscosidade, ponto de amolecimento, recuperação elástica e penetração com o ligante antes e após envelhecimento a curto prazo-RTFO e, para caracterização química, o FTIR. A adição do PET ao CAP 50/70 se mostrou como uma boa solução para a destinação deste rejeito, se revelando proveitoso em diversos aspectos físicos. O polímero adicionado agiu aumentando a rigidez, quando comparado ao CAP puro, apresentando, com 3% de PET, um acréscimo de ponto de amolecimento da ordem de 15%, provando suas propriedades termoplásticas e podendo ser aplicado em serviços mais pesados e em temperaturas de utilização mais elevadas, no entanto, sendo necessário um maior gasto energético. Quando comparado ao CAP 55/75E, esse cenário se mostra oposto, sendo este mais rígido que a mistura do PET ao ligante. Nesta comparação, observou-se, ainda, que a maior separação de fases ocasionada pela mistura do PET ao ligante resultou em uma maior perda de massa e diminuição da sua capacidade de recuperação elástica. Por fim, a partir da caracterização química foram encontrados grupos CH2, CH3 (alifático) e C=O (carbonila), além de ter sido comprovado o efeito antioxidante da adição do PET ao ligante.
Abstract: Asphaltic binder is a complex material, both from the point of view of chemical composition and rheological properties. It has a viscous behavior, characterized by the decrease of stiffness for long periods of application of load, and thermal susceptibility characterized by the alteration of properties (viscosity, stiffness, consistency) as a function of temperature. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformation, cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. Thus, this study aims to study the physical and chemical properties of modified asphalt binder CAP 50/70 by addition of PET. The addition contents of 1%, 2% and 3% of PET were used for the physical characterization of the viscosity, softening point, elastic recovery and binder penetration before and after shortterm aging RTFO and, for chemical characterization, the FTIR. The addition of PET to the CAP 50/70 proved to be a good solution for the destination of this waste, proving to be beneficial in several physical aspects. The polymer added increased stiffness, when compared to the pure CAP, with a 3% PET, a softening point increase of 15%, proving its thermoplastic properties and can be applied in heavier services and at higher usage temperatures, however, would require a greater energy expenditure. When compared to the CAP 55 / 75E, this scenario is opposite, which is more rigid than the mixture of PET to the binder. In this comparison, it was also observed that the greater separation of phases caused by the mixing of the PET to the binder resulted in a greater loss of mass and decrease of its elastic recovery. Finally, from the chemical characterization were found CH2, CH3 (aliphatic) and C = O (carbonyl) groups, in addition to having been proved the antioxidant effect of the addition of PET to the binder.
Keywords: Geotecnia
Pavimentação asfáltica
Ligantes asfálticos modificados
PET triturado
Modificação de ligantes asfálticos
Cimento asfáltico de petróleo - CAP
Espectroscopia no infravermelho
Transformada de Fourier
Geotechnics
Asphalt paving
Modified asphalt binders
Crushed PET
Modification of asphalt binders
Petroleum Asphalt Cement - CAP
Infrared spectroscopy
Fourier transform
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23475
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