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dc.creator.IDSANTOS, A. T. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2553256413343253pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, L. C. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.advisor2BARROS, Ablenya Grangeiro de.-
dc.contributor.advisor2IDBARROS, A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1476017409662292pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.-
dc.contributor.referee1IDMARINHO FILHO, P. G. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4893203742616397pt_BR
dc.contributor.referee2LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.-
dc.contributor.referee2IDLUZ, P. M. S. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525172323301333pt_BR
dc.description.resumoA busca por novas tecnologias na pavimentação asfáltica que proporcionem diminuição dos impactos ambientais impulsionaram o estudo das Misturas Asfálticas Mornas. Esse tipo de mistura asfáltica é produzida e aplicada em temperaturas inferiores às misturas usinadas à quente e, devido a isto, promovem benefícios relacionados à redução da emissão de poluentes na atmosfera e menores gastos energéticos. A modificação do ligante asfáltico a partir da incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas apresenta-se como uma alternativa na busca pela diminuição das temperaturas de usinagem e aplicação das misturas asfálticas, proporcionada pela redução da viscosidade do ligante. O óleo de cozinha residual quando destinado de forma incorreta também causa danos ao meio ambiente. Diante disso, a presente pesquisa tem por finalidade avaliar a influência da adição em peso de 1% do óleo de cozinha residual ao cimento de petróleo asfáltico 50/70. Para isto, avaliou-se as propriedades mecânicas das misturas asfálticas por meio dos ensaios de Resistência a Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Lottman Modificado e Flow Number. As amostras das misturas asfálticas analisadas foram usinadas e compactadas nas temperaturas determinadas a partir o ensaio de viscosidade rotacional, bem como a 10 ºC e 20 ºC abaixo destas, como forma de verificar o efeito de maiores reduções de temperatura nos parâmetros mecânicos. Os resultados indicaram que a incorporação do óleo ao ligante proporcionou aumento da resistência à tração e resistência à deformação permanente. Contudo, a diminuição da temperatura causou redução desses parâmetros e queda na rigidez das misturas. Ainda assim, estas propriedades analisadas atenderam aos requisitos exigidos para o desempenho do pavimento. No que se refere ao dano por umidade induzida, as misturas asfálticas modificadas produzidas abaixo da temperatura de projeto indicaram maior resistência retida à tração (RRT), sugerindo um provável benefício promovido pela adição do óleo e redução das temperaturas de projeto. A análise dos resultados permitiu concluir que a modificação apresentou resultados satisfatórios quanto ao desempenho mecânico do pavimento em temperaturas inferiores à de projeto e sugeriu um destino adequado ao óleo de cozinha residual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas modificadas com adição de óleo de cozinha residual.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe search for new technologies in asphalt pavements that provide a reduction of the environmental impacts boosted the study of Warm Asphalt Mixtures. This type of asphalt mix is produced and applied at lower temperatures than hotblended mixtures, and because of this, they promote benefits related to reducing the emission of pollutants into the atmosphere and lower energy costs. The modification of the asphalt binder from the incorporation of oleaginous additives is an alternative in the search for the reduction of the machining temperatures and application of the asphalt mixtures, provided by the reduction of the viscosity of the binder. Residual cooking oil when improperly used also damages the environment. Therefore, the present research has the purpose of evaluating the influence of the addition of 1% of the residual cooking oil to the 50/70 asphalt oil cement. For this, the mechanical properties of the asphalt mixtures were evaluated through the Diametral Compression, Resilience Modulus, Modified Lottman and Flow Number tests. The samples of the asphalt mixtures analyzed were machined and compacted at the temperatures determined from the rotational viscosity test, as well as at 10 ° C and 20 ° C below these, as a way to verify the effect of higher temperature reductions on the mechanical parameters. The results indicated that the incorporation of the oil to the binder provided increased tensile strength and resistance to permanent deformation. However, the decrease in temperature caused a reduction of these parameters and a decrease in the stiffness of the mixtures. Nevertheless, these analyzed properties met the requirements required for pavement performance. Regarding damage due to induced humidity, modified asphalt mixtures produced below the design temperature indicated higher tensile strength (RRT), suggesting a probable benefit promoted by the addition of the oil and reduction of design temperatures. The analysis of the results allowed to conclude that the modification presented satisfactory results regarding the mechanical performance of the pavement at lower temperatures than the project and suggested a suitable destination for the residual cooking oil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23478-
dc.date.accessioned2022-02-11T18:08:57Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-02-11T18:08:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas mornaspt_BR
dc.subjectLigantes asfálticos modificadospt_BR
dc.subjectOleaginosospt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectTecnologias de pavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectÓleo de cozinha - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectWarm asphalt mixespt_BR
dc.subjectModified asphalt binderspt_BR
dc.subjectOilseedspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectAsphalt paving technologiespt_BR
dc.subjectCooking oil - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Alana Tamires Rodrigues dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the mechanical properties of modified asphalt mixtures with the addition of residual cooking oil.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Alana Tamires Rodrigues dos. Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas modificadas com adição de óleo de cozinha residual. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23478pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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