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Title: Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.
Other Titles: Management by competences: a methodological proposal for implementation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE.
???metadata.dc.creator???: BARBOZA, Tâmara Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BISPO, Ana Carolina Kruta.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAES, Ionete Cavalcante de.
Keywords: Gestão por competências;Modernidade administrativa;Comprometimento com aprendizagem;Modernidade organizacional;Visão compartilhada;Gestão de pessoas;Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.;Regressão linear múltipla;Administração Pública;Competency management;Modernity administrative;Commitment to learning;Organizational modernity;Shared Vision;People management;Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – IFPE;Regression multiple linear;Public Administration
Issue Date: 25-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOZA, Tâmara Lopes. Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479
???metadata.dc.description.resumo???: As Instituições Públicas têm sido desafiadas a promover resultados significativos, efetivos e condizentes com os interesses coletivos por meio da otimização dos seus recursos. E, com o passar dos anos, percebeu-se que o maior aliado delas para cumprimento de seus objetivos são os servidores que as integram. Para isso, desenvolvê-lo, valorizá-lo, acompanhá-lo, motivá-lo, reconhecer os potenciais e prover condições de melhorá-lo e torná-lo parte integrante do desenvolvimento organizacional são estratégias necessárias para modernizar a administração pública em suas práticas administrativas e de gestão de pessoas. Diante disso, no presente trabalho buscou-se analisar a relação entre a modernidade organizacional em práticas administrativas e de gestão de pessoas tendo como base a incorporação de um modelo integrado de efetividade de gestão por competências, orientação para aprendizagem e visão compartilhada para, a partir daí, desenvolver um plano de ação com base nesta integração de variáveis. Para isso, utilizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, exploratória descritiva por meio da aplicação de um survey, construído com escalas validadas, para realização de uma pesquisa de campo para fins de confirmação das hipóteses e do modelo teórico estabelecido. A pesquisa contou com a participação de 225 respondentes e todas as hipóteses foram confirmadas, demonstrando as influências das variáveis estudadas. Diante dos achados da pesquisa e da ausência de uma gestão por competências na Instituição e de mecanismos ainda incipientes de modernização nas práticas administrativas e de gestão de pessoas, foi proposto um modelo que reúne gestão por competências, comprometimento com o aprendizado e visão compartilhada. A partir dos resultados obtidos e do modelo integrado espera-se que a Instituição desenvolva suas práticas de gestão de pessoas contribuindo e gerando benefícios à Administração Pública, aos gestores, aos servidores e, consequentemente, a comunidade atendida com a prestação de serviços da Instituição.
Abstract: Public Institutions have faced challenges to promote significant, effective, and consistent results with collective interests through their resources' optimization. And, over the years, it was noticed that their greatest ally to fulfill their goals is the servant that integrates these Institutions. Thus, developing, valuing, accompanying, motivating, recognizing the servants’ potentials, and providing them conditions that will improve and make them an integral part of organizational development are necessary strategies to modernize public administration in its administrative practices and people management. Given this, the present study sought to analyze the relationship between organizational modernity in administrative and people management practices with personal constructs based on integrated model incorporation of competency management effectiveness, learning orientation, and shared vision and then develop an action plan based on this integration of variables. For this, research with a descriptive, exploratory, and quantitative approach was used, through a survey built with validated scales, to carry out field research to confirm the established hypotheses and theoretical model. The survey had the participation of 225 respondents and all hypotheses were confirmed, demonstrating the influences of the studied variables. Because of the research findings, the absence of competency management in the Institution, and incipient modernization mechanisms in administrative and people management practices, a model was proposed that combines modernization, competency management, commitment to learning, and shared vision. Considering the results obtained and the integrated model, the Institution is expected to develop its people management practices, contributing and generating benefits to the Public Administration, managers, servants, and, consequently, to the community assisted by the Institution's services.
Keywords: Gestão por competências
Modernidade administrativa
Comprometimento com aprendizagem
Modernidade organizacional
Visão compartilhada
Gestão de pessoas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.
Regressão linear múltipla
Administração Pública
Competency management
Modernity administrative
Commitment to learning
Organizational modernity
Shared Vision
People management
Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – IFPE
Regression multiple linear
Public Administration
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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