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dc.creator.IDBARBOZA, T. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532568856687922pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. E. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1BISPO, Ana Carolina Kruta.
dc.contributor.referee2MORAES, Ionete Cavalcante de.
dc.description.resumoAs Instituições Públicas têm sido desafiadas a promover resultados significativos, efetivos e condizentes com os interesses coletivos por meio da otimização dos seus recursos. E, com o passar dos anos, percebeu-se que o maior aliado delas para cumprimento de seus objetivos são os servidores que as integram. Para isso, desenvolvê-lo, valorizá-lo, acompanhá-lo, motivá-lo, reconhecer os potenciais e prover condições de melhorá-lo e torná-lo parte integrante do desenvolvimento organizacional são estratégias necessárias para modernizar a administração pública em suas práticas administrativas e de gestão de pessoas. Diante disso, no presente trabalho buscou-se analisar a relação entre a modernidade organizacional em práticas administrativas e de gestão de pessoas tendo como base a incorporação de um modelo integrado de efetividade de gestão por competências, orientação para aprendizagem e visão compartilhada para, a partir daí, desenvolver um plano de ação com base nesta integração de variáveis. Para isso, utilizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, exploratória descritiva por meio da aplicação de um survey, construído com escalas validadas, para realização de uma pesquisa de campo para fins de confirmação das hipóteses e do modelo teórico estabelecido. A pesquisa contou com a participação de 225 respondentes e todas as hipóteses foram confirmadas, demonstrando as influências das variáveis estudadas. Diante dos achados da pesquisa e da ausência de uma gestão por competências na Instituição e de mecanismos ainda incipientes de modernização nas práticas administrativas e de gestão de pessoas, foi proposto um modelo que reúne gestão por competências, comprometimento com o aprendizado e visão compartilhada. A partir dos resultados obtidos e do modelo integrado espera-se que a Instituição desenvolva suas práticas de gestão de pessoas contribuindo e gerando benefícios à Administração Pública, aos gestores, aos servidores e, consequentemente, a comunidade atendida com a prestação de serviços da Instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.pt_BR
dc.date.issued2021-11-25
dc.description.abstractPublic Institutions have faced challenges to promote significant, effective, and consistent results with collective interests through their resources' optimization. And, over the years, it was noticed that their greatest ally to fulfill their goals is the servant that integrates these Institutions. Thus, developing, valuing, accompanying, motivating, recognizing the servants’ potentials, and providing them conditions that will improve and make them an integral part of organizational development are necessary strategies to modernize public administration in its administrative practices and people management. Given this, the present study sought to analyze the relationship between organizational modernity in administrative and people management practices with personal constructs based on integrated model incorporation of competency management effectiveness, learning orientation, and shared vision and then develop an action plan based on this integration of variables. For this, research with a descriptive, exploratory, and quantitative approach was used, through a survey built with validated scales, to carry out field research to confirm the established hypotheses and theoretical model. The survey had the participation of 225 respondents and all hypotheses were confirmed, demonstrating the influences of the studied variables. Because of the research findings, the absence of competency management in the Institution, and incipient modernization mechanisms in administrative and people management practices, a model was proposed that combines modernization, competency management, commitment to learning, and shared vision. Considering the results obtained and the integrated model, the Institution is expected to develop its people management practices, contributing and generating benefits to the Public Administration, managers, servants, and, consequently, to the community assisted by the Institution's services.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479
dc.date.accessioned2022-02-11T18:09:17Z
dc.date.available2022-02-11
dc.date.available2022-02-11T18:09:17Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectModernidade administrativapt_BR
dc.subjectComprometimento com aprendizagempt_BR
dc.subjectModernidade organizacionalpt_BR
dc.subjectVisão compartilhadapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.pt_BR
dc.subjectRegressão linear múltiplapt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectCompetency managementpt_BR
dc.subjectModernity administrativept_BR
dc.subjectCommitment to learningpt_BR
dc.subjectOrganizational modernitypt_BR
dc.subjectShared Visionpt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – IFPEpt_BR
dc.subjectRegression multiple linearpt_BR
dc.subjectPublic Administrationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOZA, Tâmara Lopes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManagement by competences: a methodological proposal for implementation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOZA, Tâmara Lopes. Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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TÂMARA LOPES BARBOZA - DISSERTACÃO PROFIAP 2021.pdfTâmara Lopes Barboza - Dissertação PROFIAP 2021.1.38 MBAdobe PDFView/Open


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