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Title: Interligação de ciclofaixas nas zonas sul e oeste na cidade de Campina Grande - PB.
Other Titles: Interconnection of cycle lanes in the south and west of the city of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: VERÍSSIMO, Amona Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CRUZ, Walter Santa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Moacir Guilhermino da.
Keywords: Ciclofaixas - Campina Grande - PB;Ciclovias - Campina Grande - PB;Mobilidade urbana - Campina Grande - PB;Plano de Mobilidade Urbana - Campina Grande - PB;Bicicleta e mobilidade urbana;Interconexão de ciclovias - Campina Grande - PB;Bike lanes - Campina Grande - PB;Bike paths - Campina Grande - PB;Urban mobility - Campina Grande - PB;Urban Mobility Plan - Campina Grande - PB;Bicycle and urban mobility;Interconnection of cycle paths - Campina Grande - PB
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VERÍSSIMO, Amona Rodrigues. Interligação de ciclofaixas nas zonas sul e oeste na cidade de Campina Grande - PB. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23480
???metadata.dc.description.resumo???: A Lei Federal no 12.587/2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a qual tem como propósito dar prioridade aos modos de transporte não motorizados e ao serviço público coletivo, além da integração entre os modos e serviços de transporte urbano, fez com que a mobilidade urbana tenha se tornado um dos temas mais abordados na atualidade. Por essa razão, Campina Grande – PB vem passando por diversas mudanças relacionadas a esse contexto, seja pela melhoria do transporte público coletivo ou até mesmo pela implantação de ciclofaixas em várias localidades do município. A presente pesquisa teve como objetivo geral apresentar uma proposta de interligação de ciclofaixas nos bairros do Cruzeiro e Santa Cruz, e de maneira específica: obter o perfil socioeconômico dos usuários das ciclofaixas; analisar suas características, assim como o espaço disponível para interligação e, por último, analisar o conjunto de ciclofaixas formado pelas existentes e a apresentada como proposta de interligação. Para a produção dessa pesquisa, foram aplicados questionários aos usuários das ciclofaixas em estudo, onde obteve­-se 74 entrevistados. Também foram aplicados questionários em meio online, onde obteve-­se 195 questionários respondidos. Embora os perfis das duas pesquisas tenham sido divergentes, os entrevistados se mostraram insatisfeitos com a falta de respeito por parte dos motoristas e transeuntes das vias, assim como a falta de sinalização adequada e de infraestrutura em alguns pontos das ciclofaixas. Através de ferramentas online, de pesquisa de campo e registros fotográficos, pôde-­se verificar que há sim espaço disponível para a implantação de novas ciclofaixas, de modo que se tenha, aproximadamente, 9.030 metros de ciclofaixas interligadas, as quais buscam promover a mobilidade urbana e a melhoria da qualidade de vida da população.
Abstract: The Brazilian Federal Law No. 12.587/2012, which establishes the guidelines of the National Policy on Urban Mobility, which has the purpose of giving priority to non­motorized modes of transportation and to the collective public service, as well as the integration of urban transportation modes and services, has made urban mobility one of the most discussed topics today. For this reason, Campina Grande ­ PB has undergone several changes related to this context, either through the improvement of collective public transport or even through the implementation of cycle paths in several localities of the municipality. The present research had as general objective to present a proposal of interconnection of cycle paths in the neighborhoods of Cruzeiro and Santa Cruz, and in a specific way: to obtain the socioeconomic profile of the users of the cycle paths; analyze its characteristics, as well as the space available for interconnection, and finally, analyze the set of cycle paths formed by the existing o nes and the one presented as interconnection proposal. For the production of this research, questionnaires were applied to the users of the study cycles paths, where 74 interviewees were obtained. Questionnaires were also applied online, where 195 questionnaires were answered. Although the profiles of the two surveys were divergent, interviewed were dissatisfied with the lack of respect on the part of drivers and passers­by as well as the lack of adequate signage and infrastructure at some points in the cycle paths. Through online tools, field research and photographic records, it was possible to verify that there is enough space available for the implantation of new cycle paths, so that approximately 9.030 meters of interconnected cycle paths are obtained, which seek to promote urban mobility and improving the quality of life of the population.
Keywords: Ciclofaixas - Campina Grande - PB
Ciclovias - Campina Grande - PB
Mobilidade urbana - Campina Grande - PB
Plano de Mobilidade Urbana - Campina Grande - PB
Bicicleta e mobilidade urbana
Interconexão de ciclovias - Campina Grande - PB
Bike lanes - Campina Grande - PB
Bike paths - Campina Grande - PB
Urban mobility - Campina Grande - PB
Urban Mobility Plan - Campina Grande - PB
Bicycle and urban mobility
Interconnection of cycle paths - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23480
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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