Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492
Title: Avaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça.
Other Titles: Evaluation of the complex modulus, phase angle and viscosity through the master curves of the asphalt binder CAP 50/70 modified by linseed oil.
???metadata.dc.creator???: ASSIS NETO, Djalma Queiroga de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Aline F. Nóbrega de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PORTO, Tássila Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MARCELINO, Aline Dayanna de Lima.
Keywords: Ligantes asfálticos;Módulo complexo;Ângulo de fase;Viscosidade;Curvas-mestre;Cimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70;Óleo de linhaça - asfalto;Pavimento;CAP 50/70;Propriedades reológicas - ligantes asfálticos;Asphalt binders;Complex module;Phase angle;Viscosity;Master curves;Petroleum asphalt cement - CAP 50/70;Linseed oil - asphalt;Floor;CAP 50/70;Rheological properties - asphalt binders
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ASSIS NETO, Djalma Queiroga. Avaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492
???metadata.dc.description.resumo???: As rodovias constituem um dos principais sistemas de transporte utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Entretanto, nas últimas décadas, o aumento do volume de tráfego, das cargas transportadas por eixo e da pressão dos pneus, tem ocasionado a degradação prematura dos revestimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes. Assim, a utilização de ligantes asfálticos modificados objetiva melhorar as propriedades físicas e reológicas do pavimento. Este estudo objetiva avaliar o efeito da adição de óleo de linhaça ao CAP 50/70 no teor de 3%. Foi avaliado o comportamento do ligante modificado por adição de óleo de linhaça através do ensaio reológico de curva mestre para aferir os parâmetros de modulo complexo, ângulo de fase e viscosidade. A partir dos resultados, foi observado que o CAP modificado apresentou uma diminuição no módulo complexo, tornando o ligante mais fluido, porém menos resistente. Em relação ao ângulo de fase, a modificação fez com que o mesmo diminuísse a baixas frequências, porem convergindo com o CAP virgem em frequências maiores. E na análise da viscosidade a modificação o tornou menos viscoso, o que acaba por diminuir sua temperatura de usinagem. Assim, o óleo de linhaça se mostrou uma alternativa viável e sustentável para melhoria das propriedades reológicas de ligantes asfálticos.
Abstract: Roads are one of the main transportation systems used for the movement of people and goods. However, in recent decades, the increase in traffic volume, axle loads and tire pressure has led to the premature degradation of asphalt coatings. The existing pathologies originates from the bad use of the road due to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the execution of the construction process, the use of materials with insufficient properties to meet the need, as well as the current climatic conditions. Thus, the use of modified asphaltic binders aims to improve the physical and rheological properties of the pavement. This study aims to evaluate the effect of the addition of linseed oil to the CAP 50/70 in the 3% content. The behavior of the modified binder by the addition of linseed oil was evaluated, and the rheological test of the master curve was performed to measure the parameters of complex modulus, phase angle and viscosity. From the results, it was observed that the modified CAP showed a decrease in the complex modulus, making the binder more fluid, but less resistant. In relation to the phase angle, the modification caused it to decrease at low frequencies, but converging with the virgin CAP at higher frequencies. In addition, the viscosity analysis the modification made it less viscous, which ultimately reduces its machining temperature. Thus, linseed oil showed to be a viable and sustainable alternative for improving the rheological properties of asphalt binders.
Keywords: Ligantes asfálticos
Módulo complexo
Ângulo de fase
Viscosidade
Curvas-mestre
Cimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70
Óleo de linhaça - asfalto
Pavimento
CAP 50/70
Propriedades reológicas - ligantes asfálticos
Asphalt binders
Complex module
Phase angle
Viscosity
Master curves
Petroleum asphalt cement - CAP 50/70
Linseed oil - asphalt
Floor
CAP 50/70
Rheological properties - asphalt binders
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DJALMA QUEIROGA DE ASSIS NETO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfDjalma Queiroga de Assis Neto - TCC ENG. CIVIL CTRN 20181.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.