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dc.creator.IDASSIS NETO, D. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5281325633023157pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.-
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Aline F. Nóbrega de.-
dc.contributor.referee1IDAZEVEDO, A. F. N. A.pt_BR
dc.contributor.referee2PORTO, Tássila Ramos.-
dc.contributor.referee2IDPORTO, T. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7532155658176737pt_BR
dc.contributor.referee3MARCELINO, Aline Dayanna de Lima.-
dc.contributor.referee3IDMARCELINO, A. D. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2490154344794934pt_BR
dc.description.resumoAs rodovias constituem um dos principais sistemas de transporte utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Entretanto, nas últimas décadas, o aumento do volume de tráfego, das cargas transportadas por eixo e da pressão dos pneus, tem ocasionado a degradação prematura dos revestimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes. Assim, a utilização de ligantes asfálticos modificados objetiva melhorar as propriedades físicas e reológicas do pavimento. Este estudo objetiva avaliar o efeito da adição de óleo de linhaça ao CAP 50/70 no teor de 3%. Foi avaliado o comportamento do ligante modificado por adição de óleo de linhaça através do ensaio reológico de curva mestre para aferir os parâmetros de modulo complexo, ângulo de fase e viscosidade. A partir dos resultados, foi observado que o CAP modificado apresentou uma diminuição no módulo complexo, tornando o ligante mais fluido, porém menos resistente. Em relação ao ângulo de fase, a modificação fez com que o mesmo diminuísse a baixas frequências, porem convergindo com o CAP virgem em frequências maiores. E na análise da viscosidade a modificação o tornou menos viscoso, o que acaba por diminuir sua temperatura de usinagem. Assim, o óleo de linhaça se mostrou uma alternativa viável e sustentável para melhoria das propriedades reológicas de ligantes asfálticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14-
dc.description.abstractRoads are one of the main transportation systems used for the movement of people and goods. However, in recent decades, the increase in traffic volume, axle loads and tire pressure has led to the premature degradation of asphalt coatings. The existing pathologies originates from the bad use of the road due to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the execution of the construction process, the use of materials with insufficient properties to meet the need, as well as the current climatic conditions. Thus, the use of modified asphaltic binders aims to improve the physical and rheological properties of the pavement. This study aims to evaluate the effect of the addition of linseed oil to the CAP 50/70 in the 3% content. The behavior of the modified binder by the addition of linseed oil was evaluated, and the rheological test of the master curve was performed to measure the parameters of complex modulus, phase angle and viscosity. From the results, it was observed that the modified CAP showed a decrease in the complex modulus, making the binder more fluid, but less resistant. In relation to the phase angle, the modification caused it to decrease at low frequencies, but converging with the virgin CAP at higher frequencies. In addition, the viscosity analysis the modification made it less viscous, which ultimately reduces its machining temperature. Thus, linseed oil showed to be a viable and sustainable alternative for improving the rheological properties of asphalt binders.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492-
dc.date.accessioned2022-02-11T19:32:07Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-02-11T19:32:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectMódulo complexopt_BR
dc.subjectÂngulo de fasept_BR
dc.subjectViscosidadept_BR
dc.subjectCurvas-mestrept_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70pt_BR
dc.subjectÓleo de linhaça - asfaltopt_BR
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectCAP 50/70pt_BR
dc.subjectPropriedades reológicas - ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectComplex modulept_BR
dc.subjectPhase anglept_BR
dc.subjectViscositypt_BR
dc.subjectMaster curvespt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cement - CAP 50/70pt_BR
dc.subjectLinseed oil - asphaltpt_BR
dc.subjectFloorpt_BR
dc.subjectCAP 50/70pt_BR
dc.subjectRheological properties - asphalt binderspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorASSIS NETO, Djalma Queiroga de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the complex modulus, phase angle and viscosity through the master curves of the asphalt binder CAP 50/70 modified by linseed oil.pt_BR
dc.identifier.citationASSIS NETO, Djalma Queiroga. Avaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492pt_BR
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