Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496
Title: Efeito da adição de óleo de copaíba no comportamento físico do ligante asfáltico convencional.
Other Titles: Effect of the addition of copaiba oil on the physical behavior of the conventional asphalt binder.
???metadata.dc.creator???: VITÓRIO, Fabiano Tomaz Daniel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEREDO, Aline F. Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PORTO, Tássila Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MARCELINO, Aline Dayana Alves de Lima.
Keywords: Ligantes asfálticos;Misturas asfálticas;Óleo de copaíba - asfalto;Pavimentação asfáltica;Geotecnia;Misturas mornas;Cimentos asfálticos de petróleo - CAP;Asfaltos modificados por polímeros;Ensaio de viscosidade rotacional;Ensaio de penetração;Asphalt binders;Asphalt mixtures;Copaiba oil - asphalt;Asphalt paving;Geotechnics;Warm mixes;Asphalt petroleum cements - CAP;Polymer-modified asphalts;Rotational Viscosity Test;Penetration test
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VITÓRIO, Fabiano Tomaz Daniel. Efeito da adição de óleo de copaíba no comportamento físico do ligante asfáltico convencional. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496
???metadata.dc.description.resumo???: As rodovias constituem um dos principais sistemas de transporte utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Entretanto, nas últimas décadas, o aumento do volume de tráfego, das cargas transportadas por eixo e da pressão dos pneus, tem ocasionado a degradação prematura dos revestimentos asfálticos constituídos com cimentos asfálticos convencionais, tendo como consequência elevados custos de restauração e de manutenção. Para que o ligante asfáltico tenha um desempenho satisfatório no pavimento, ele deve apresentar propriedades diferenciadas no que diz respeito ao comportamento dos demais materiais asfálticos. Este deve apresentar maior coesão e adesão aos agregados, grande resistência ao envelhecimento, susceptibilidade térmica adequada a faixa de utilização de temperatura do pavimento, alta resistência à fadiga e à deformação térmica. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito da adição do óleo de copaíba nos teores de 4% e 5% nas propriedades físicas do ligante asfáltico convencional CAP 50/70. Para avaliar as propriedades físicas foram realizados os ensaios de viscosidade, ponto de amolecimento e penetração Pôde-se perceber que a mistura se mostrou susceptível ao envelhecimento quando comparado com o ligante puro, como também apresentou uma redução nas temperaturas de usinagem e compactação, onde em uma delas chegou a ter 11°C de diminuição, por outro lado houve uma queda na resistência do ligante.
Abstract: The highways are part of one of the main transport systems used for the movement of people and goods. However, in the last decades, the increasing of the traffic volume, the transported cargos for axle and the tire pressure, has caused the premature degradation of the asphalt coating constituted of conventional asphalt cement, having high restoration and maintenance costs as consequence. For the asphalt binder to have a satisfactory performance on the pavement, it has to present differentiated properties regarding the other asphalt materials behavior. It should present higher cohesion and adherence to the aggregates, great resistance to aging process, thermal susceptibility appropriate to the temperature use range of the pavement, high resistance to fatigue and thermal deformation. This project has the purpose of evaluating the effects of the addition of copaiba oil in the contents of 4% and 5% on the physical and chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 (Brazilian penetration grade). In order to evaluate the physical properties, there will be performed viscosity tests, softening point and penetration tests. For chemical characterization there will be performed the FTIR and SARA techniques. It is expected that the addition of phosphoric acid promotes improvements in the petroleum asphalt binder properties. It was observed that the blend showed to be susceptible to aging when compared to the pure binder, but also showed a reduction in its machining and compaction temperatures, where in one of them it reached 11°C decrease, on the other hand, there was a decrease in the resistance of the binder.
Keywords: Ligantes asfálticos
Misturas asfálticas
Óleo de copaíba - asfalto
Pavimentação asfáltica
Geotecnia
Misturas mornas
Cimentos asfálticos de petróleo - CAP
Asfaltos modificados por polímeros
Ensaio de viscosidade rotacional
Ensaio de penetração
Asphalt binders
Asphalt mixtures
Copaiba oil - asphalt
Asphalt paving
Geotechnics
Warm mixes
Asphalt petroleum cements - CAP
Polymer-modified asphalts
Rotational Viscosity Test
Penetration test
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANO TOMAZ DANIEL VITÓRIO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfFabiano Tomaz Daniel Vitório - TCC Eng. Civil CTRN 2018.1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.