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dc.creator.IDVITÓRIO, F. T. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2867181782609177pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1AZEREDO, Aline F. Nóbrega.
dc.contributor.referee1IDAZEREDO, A. F. N.pt_BR
dc.contributor.referee2PORTO, Tássila Ramos.
dc.contributor.referee2IDPORTO, T. R.pt_BR
dc.contributor.referee3MARCELINO, Aline Dayana Alves de Lima.
dc.contributor.referee3IDMARCELINO, A. D. A. L.pt_BR
dc.description.resumoAs rodovias constituem um dos principais sistemas de transporte utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Entretanto, nas últimas décadas, o aumento do volume de tráfego, das cargas transportadas por eixo e da pressão dos pneus, tem ocasionado a degradação prematura dos revestimentos asfálticos constituídos com cimentos asfálticos convencionais, tendo como consequência elevados custos de restauração e de manutenção. Para que o ligante asfáltico tenha um desempenho satisfatório no pavimento, ele deve apresentar propriedades diferenciadas no que diz respeito ao comportamento dos demais materiais asfálticos. Este deve apresentar maior coesão e adesão aos agregados, grande resistência ao envelhecimento, susceptibilidade térmica adequada a faixa de utilização de temperatura do pavimento, alta resistência à fadiga e à deformação térmica. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito da adição do óleo de copaíba nos teores de 4% e 5% nas propriedades físicas do ligante asfáltico convencional CAP 50/70. Para avaliar as propriedades físicas foram realizados os ensaios de viscosidade, ponto de amolecimento e penetração Pôde-se perceber que a mistura se mostrou susceptível ao envelhecimento quando comparado com o ligante puro, como também apresentou uma redução nas temperaturas de usinagem e compactação, onde em uma delas chegou a ter 11°C de diminuição, por outro lado houve uma queda na resistência do ligante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEfeito da adição de óleo de copaíba no comportamento físico do ligante asfáltico convencional.pt_BR
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractThe highways are part of one of the main transport systems used for the movement of people and goods. However, in the last decades, the increasing of the traffic volume, the transported cargos for axle and the tire pressure, has caused the premature degradation of the asphalt coating constituted of conventional asphalt cement, having high restoration and maintenance costs as consequence. For the asphalt binder to have a satisfactory performance on the pavement, it has to present differentiated properties regarding the other asphalt materials behavior. It should present higher cohesion and adherence to the aggregates, great resistance to aging process, thermal susceptibility appropriate to the temperature use range of the pavement, high resistance to fatigue and thermal deformation. This project has the purpose of evaluating the effects of the addition of copaiba oil in the contents of 4% and 5% on the physical and chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 (Brazilian penetration grade). In order to evaluate the physical properties, there will be performed viscosity tests, softening point and penetration tests. For chemical characterization there will be performed the FTIR and SARA techniques. It is expected that the addition of phosphoric acid promotes improvements in the petroleum asphalt binder properties. It was observed that the blend showed to be susceptible to aging when compared to the pure binder, but also showed a reduction in its machining and compaction temperatures, where in one of them it reached 11°C decrease, on the other hand, there was a decrease in the resistance of the binder.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496
dc.date.accessioned2022-02-14T10:53:15Z
dc.date.available2022-02-14
dc.date.available2022-02-14T10:53:15Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectÓleo de copaíba - asfaltopt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectMisturas mornaspt_BR
dc.subjectCimentos asfálticos de petróleo - CAPpt_BR
dc.subjectAsfaltos modificados por polímerospt_BR
dc.subjectEnsaio de viscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectCopaiba oil - asphaltpt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectWarm mixespt_BR
dc.subjectAsphalt petroleum cements - CAPpt_BR
dc.subjectPolymer-modified asphaltspt_BR
dc.subjectRotational Viscosity Testpt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVITÓRIO, Fabiano Tomaz Daniel.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEffect of the addition of copaiba oil on the physical behavior of the conventional asphalt binder.pt_BR
dc.identifier.citationVITÓRIO, Fabiano Tomaz Daniel. Efeito da adição de óleo de copaíba no comportamento físico do ligante asfáltico convencional. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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