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Title: Avaliação de misturas asfálticas modificadas com nanopartículas de dióxido de titânio modificadas superficialmente.
Other Titles: Evaluation of asphalt mixtures modified with superficially modified titanium dioxide nanoparticles.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Lucas Rafael Reis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Marco Aurélio de Teixeira e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
Keywords: Misturas asfálticas modificadas;Pavimentos asfálticos;Geotecnia;Nanopartículas de dióxido de titânio;Dióxido de titânio - nanopartículas;Nanomateriais;Ligantes asfálticos;Elasticidade Marshall;Resistência à tração por compressão diametral;Fadiga por compressão diametral à tensão controlada;Modified asphalt mixes;Asphalt pavements;Geotechnics;Titanium dioxide nanoparticles;Titanium dioxide - nanoparticles;Nanomaterials;Asphalt binders;Marshall elasticity;Tensile strength by diametral compression;Diametral compression fatigue at controlled tension
Issue Date: 18-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Lucas Rafael Reis. Avaliação de misturas asfálticas modificadas com nanopartículas de dióxido de titânio modificadas superficialmente. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23506
???metadata.dc.description.resumo???: A malha rodoviária brasileira é composta em sua maioria por pavimentos asfálticos que devem suportar as variações climáticas e as solicitações impostas pelo tráfego de veículos. Atualmente tem-se pesquisado o aumento da vida útil dos pavimentos, evitando a deterioração prematura e, consequentemente, os elevados custos de restauração. Neste cenário, tem-se destacado a utilização de nanotecnologia, devido a capacidade de melhorar as características dos ligantes asfálticos. O dióxido de titânio (TiO2) apresenta-se como uma alternativa de nanomateiral para modificação de ligantes asfálticos, alcançando bons resultados em pesquisas recentes, como o aumento da resistência à deformação permanente e ao surgimento de trincas por fadiga em revestimentos asfálticos. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar os efeitos da adição de nanopartículas de dióxido de titânio nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas. As nanopartículas foram modificadas superficialmente por oleilamina (C18H37N) e incorporadas ao CAP 50/70 no teor de 3%. A modificação de superfície teve por objetivo reduzir a energia superficial das nanopartículas, reduzindo a tendência de aglomeração e, consequentemente, obter melhor dispersão das nanopartículas no ligante asfáltico. Para avaliar o comportamento mecânico das misturas, foram realizados os ensaios de resistência à tração por compressão diametral, estabilidade Marshall, módulo de resiliência, módulo dinâmico, flow number e fadiga à tensão controlada. Os resultados indicam que a mistura modificada com nanopartículas de TiO2 apresentou maior resistência à deformação permanente e vida de fadiga quando comparada a mistura convencional.
Keywords: Misturas asfálticas modificadas
Pavimentos asfálticos
Geotecnia
Nanopartículas de dióxido de titânio
Dióxido de titânio - nanopartículas
Nanomateriais
Ligantes asfálticos
Elasticidade Marshall
Resistência à tração por compressão diametral
Fadiga por compressão diametral à tensão controlada
Modified asphalt mixes
Asphalt pavements
Geotechnics
Titanium dioxide nanoparticles
Titanium dioxide - nanoparticles
Nanomaterials
Asphalt binders
Marshall elasticity
Tensile strength by diametral compression
Diametral compression fatigue at controlled tension
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23506
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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