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dc.creator.IDMATIAS, M. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7904843213770591pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.-
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1ZIEGLER, Christian Rafael.-
dc.contributor.referee1IDZIEGLIER, C. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811416151275780pt_BR
dc.contributor.referee2DUARTE, Erika Vitória de Negreiros.-
dc.contributor.referee2IDDUARTE, E. V. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636365040108902pt_BR
dc.description.resumoO crescimento da quantidade de veículos em circulação nas rodovias associado ao aumento do peso e do número de eixos dos veículos comerciais tem originado trincas por fadiga e deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros relacionam-se às cargas repetidas de tráfego e, também, à elasticidade da mistura e os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Assim, para que o ligante asfáltico tenha um desempenho satisfatório no pavimento, ele deve apresentar propriedades diferenciadas em relação aos demais materiais asfálticos. Este deve apresentar maior coesão e adesão aos agregados, grande resistência ao envelhecimento, susceptibilidade térmica adequada a faixa de utilização de temperatura do pavimento, alta resistência à fadiga e à deformação térmica. Nesse sentido, este estudo visa estudar as propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado por PET. Serão realizados ensaios reológicos, a saber: MSCR (Multiple Stress Creep Recovery) e PG para o ligante com adição de 2% e 3% de PET antes e após envelhecimento a curto prazo-RTFO. A partir das análises dos resultados verificou-se ao realizar o procedimento de RTFO, que para o CAP modificado com 2% e 3% de PET houve uma menor susceptibilidade ao envelhecimento em relação ao CAP puro, pois a perda de massa de ambos foi menor comparado a perda do CAP puro. Quanto ao grau de desempenho ambos se mantiveram a 64°C tanto para o ligante modificado novo como para o envelhecido, demonstrando assim o efeito de antioxidante do PET, já o CAP puro apesar de ter o mesmo 64°C de desempenho novo, ao passar pelo processo de envelhecimento tem seu grau de desempenho reduzido para 58°C. Ainda no ensaio de PG ao analisar os parâmetros obtidos observou-se uma melhora nas propriedades do ligante, o aumento na resistência à deformação e à fadiga. No ensaio de MSCR o CAP modificado com teor de 2% não é indicado para pavimentação e com teor de 3% diminui o nível de trafego em relação ao CAP puro de pesado para padrão. Além disso ambos teores apresentaram baixa elasticidade e, consequentemente, percentuais de recuperação bem baixos, não muito diferentes do CAP puro. Por fim, percebeu-se que o PET pode ser utilizado como agente modificador do CAP e, que o mesmo é capaz de promover ganhos nas propriedades mecânicas do ligante asfáltico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo das propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por politereftalato de etileno.pt_BR
dc.date.issued2018-12-13-
dc.description.abstractThe growth in the amount of vehicles on road, associated with the increase in the weight and on the number of axles of the commercial vehicles, has caused cracks due to fatigue and permanent deformation in wheel tracks. The first relates to repeated traffic loads and also to the elasticity of the mixture and the last develop gradually with an increase on the load at each axle. Therefore, in order for the asphalt binder to perform satisfactorily on the pavement, it must have different properties with respect to the behavior of the other asphalt materials. This should present greater cohesion and adhesion to the aggregates, great resistance to aging, adequate thermal susceptibility to the pavement temperature range, high fatigue resistance and thermal deformation. In this sense, this study aims to study the rheological properties of the modified asphaltic binder by PET. Rheological tests, MSR (Multiple Stress Creep Recovery) and PG for the binder with addition of 2% and 3% of PET before and after short-term aging-RTFO. From the analysis of the results it was verified when carrying out the procedure of RTFO, that for the CAP modified with 2% and 3% of PET there was a lower susceptibility to aging in relation to the pure CAP, since the loss of mass of both was lower compared to loss of pure CAP. As for the degree of performance both remained at 64 ° C for both the virgin and aged modified binder, thus demonstrating the antioxidant effect of PET, while the pure CAP despite having the same 64 ° C virgin performance, when passing by the aging process has its degree of performance reduced to 58 ° C. Still in the PG test when analyzing the obtained parameters an improvement in the properties of the binder, the increase in the resistance to the deformation and the fatigue was observed. In the MSCR test the modified CAP with a 2% content is not indicated for paving and with a 3% content it decreases the level of traffic in relation to the pure CAP of heavy to standard. In addition, both levels presented low elasticity and, consequently, very low recovery percentages, not very different from pure CAP. Finally, it was realized that PET can be used as a modifying agent of CAP and that it is capable of promoting gains in the mechanical properties of the asphalt binder.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23513-
dc.date.accessioned2022-02-14T13:20:11Z-
dc.date.available2022-02-14-
dc.date.available2022-02-14T13:20:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPavimentos asfálticospt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70pt_BR
dc.subjectCAP - cimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectPropriedades reológicas - cimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas modificadaspt_BR
dc.subjectPolitereftalato de etilenopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticos modificadospt_BR
dc.subjectEstufa de filme fino rotativopt_BR
dc.subjectMSCR - Multiple Stress Creep Recoverypt_BR
dc.subjectMultiple Stress Creep Recovery - MSCRpt_BR
dc.subjectEnsaio de fluência e recuperação sob tensão múltiplapt_BR
dc.subjectPerformance Gradept_BR
dc.subjectAsphalt pavementspt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cement - CAP 50/70pt_BR
dc.subjectCAP - petroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectRheological properties - petroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectModified asphalt mixespt_BR
dc.subjectPolyethylene terephthalatept_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectModified asphalt binderspt_BR
dc.subjectRotary thin film ovenpt_BR
dc.subjectMSCR - Multiple Stress Creep Recoverypt_BR
dc.subjectMultiple Stress Creep Recovery - MSCRpt_BR
dc.subjectCreep test and recovery under multiple stresspt_BR
dc.subjectPerformance Gradept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMATIAS, Maria Alinne Pires.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the rheological properties of CAP 50/70 modified by polyethylene terephthalate.pt_BR
dc.identifier.citationMATIAS, Maria Alinne Pires. Estudo das propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por politereftalato de etileno. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23513pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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