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dc.creator.IDARTUR, T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2986442850640220pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.
dc.contributor.referee2ZIEGLER, Christian Rafael.
dc.contributor.referee3DUARTE, Erika Vitória de Negreiros.
dc.description.resumoOs pavimentos asfálticos são aqueles em que o revestimento é composto por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligante asfáltico. A degradação do pavimento inicia-se assim que este entra em serviço e os veículos começam a circular pela superfície. Esta degradação é ainda afetada pela ação dos agentes atmosféricos (chuva, vento, radiação solar), que podem induzir deteriorações no pavimento. Tendo em vista a possibilidade de surgimento de várias patologias no pavimento, o estudo das suas propriedades físicas e reológicas tem cada vez mais intrigado os pesquisadores da área, principalmente quando estes ligantes são modificados por polímeros, como copolímero de estireno butadieno-estireno (SBS). Eles exibem maior resistência ao afundamento e à deformação térmica, reduz os danos por fadiga e ainda diminui a suscetibilidade térmica. Já a principal vantagem do uso da montmorilonita (MMT) na pavimentação está em construir pavimentos mais resistentes à deformação e à quebra por fadiga, aumentando sua rigidez e sua resistência ao envelhecimento. Esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por montmorilonita. Para isto, foram realizados os ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, como também ensaios utilizando o Reômetro de Cisalhamento Dinâmico, como PG, MSCR e LAS, a fim de se obter uma análise mais representativa do comportamento reológico do CAP 50/70 modificado com montmorilonita antes e após o envelhecimento a curto prazo e compará-lo tanto com o CAP 50/70 quanto ao ligante modificado por SBS. Os resultados indicaram que os ligantes modificados por MMT são mais resistentes ao envelhecimento oxidativo, mais rígidos, possuem uma menor integridade inicial diante do acúmulo de danos e são menos resistentes à deformação quando comparado ao CAP 50/70 puro. Comparado ao asfalto modificado por polímero (AMP) 55/75 SBS, os ligantes incorporados com MMT são menos resistentes à deformação permanente, menos suscetíveis à variação de tensão, menos resistentes ao dano acumulado, menos sensíveis ao aumento da amplitude de deformações e ao envelhecimento oxidativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleCaracterização do comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por montmorilonita não organofilizada.pt_BR
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractAsphalt pavements are those where the coating is composed of a mixture consisting basically of aggregates and asphalt binder. The degradation of the pavement starts as soon as it goes into service and the vehicles begin to circulate on the surface. This degradation is still affected by the action of atmospheric agents (rain, wind, solar radiation), which can induce deterioration in the pavement. The study of its physical and rheological properties has increasingly intrigued researchers in the field, especially when these binders are modified by polymers such as styrene butadiene-styrene (SBS) copolymer. They exhibit greater resistance to sinking and thermal deformation, reduce fatigue damage, and further decrease thermal susceptibility. The main advantage of using montmorillonite (MMT) in paving is to build pavements that are more resistant to deformation and fatigue cracking, increasing its rigidity and resistance to aging. This research has as main objective to study the rheological properties of the CAP 50/70 modified by montmorillonite. For this purpose, penetration, softening point and rotational viscosity tests were performed, as well as tests using the Dynamic Shear Rheometer, such as PG, MSCR and LAS, in order to obtain a more representative analysis of the rheological behavior of the CAP 50 / 70 modified with montmorillonite before and after short-term aging and to compare it with both the CAP 50/70 and the SBS modified binder. The results indicated that MMT-modified binders are more resistant to oxidative aging, more rigid, have lower initial integrity in the presence of damage accumulation and are less resistant to deformation when compared to pure CAP 50/70. Compared to polymer modified asphalt (AMP) 55/75 SBS, the binders incorporated with MMT are less resistant to permanent deformation, less susceptible to voltage variation, less resistant to accumulated damage, less sensitive to increased strain amplitude and aging oxidative.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23527
dc.date.accessioned2022-02-14T18:11:51Z
dc.date.available2022-02-14
dc.date.available2022-02-14T18:11:51Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectReologia de ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectComportamento reológico de ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectEnvelhecimento de ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectArgila montmorilonitapt_BR
dc.subjectCaracterização reológica - ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectRheology of asphalt binderspt_BR
dc.subjectRheological behavior of asphalt binderspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAging of asphalt binderspt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectMontmorilonita claypt_BR
dc.subjectRheological characterization - asphalt binderspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARTUR, Thiago de Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the rheological behavior of asphalt binders modified by non-organophilized montmorillonite.pt_BR
dc.identifier.citationARTUR, Thiago de Araújo. Caracterização do comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por montmorilonita não organofilizada. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23527pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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