Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530
Title: Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba.
Other Titles: Determination of the complex modulus of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Thales Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRUZ, Gabryelle Keith Avelino.
Keywords: Ligantes asfálticos modificados;Módulo complexo de ligantes asfálticos;Geotecnia;Pavimentação asfáltica;Óleo de copaíba - ligante asfáltico;Mistura morna;Ensaio de penetração;Ensaio de ponto de amolecimento;Ensaio de viscosidade rotacional;Envelhecimento do ligante asfáltico;Reologia dos ligantes asfálticos;Estufa de filme fino rotativo;Temperatura de usinagem e compactação;Modified asphalt binders;Complex module of asphalt binders;Geotechnics;Asphalt paving;Copaiba oil - asphalt binder;Warm mix;Penetration test;Softening point test;Rotational Viscosity Test;Asphalt binder aging;Rheology of asphalt binders;Rotary thin film oven;Machining temperature and compaction
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Thales Vasconcelos. Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530
???metadata.dc.description.resumo???: A maior parte dos pavimentos executados atualmente são oriundos de misturas asfálticas usinadas à quente, as quais são produzidas em altas temperaturas e emitem gases responsáveis pelo efeito estufa. Desse modo, a tentativa de redução dessas temperaturas é considerada alternativa na produção de revestimentos asfálticos capazes de proporcionar vantagens econômicas e ambientais. Existem vários tipos de substâncias que adicionadas ao ligante asfáltico proporcionam esta redução, entre os principais modificadores estão os óleos. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 4 e 5%, quanto a redução das temperaturas de compactação e usinagem e as características físicas e reológicas do ligante asfáltico. Para tal, foram utilizados os ensaios físicos convencionais de penetração, ponto de amolecimento, e viscosidade rotacional antes e após o procedimento de envelhecimento à curto prazo (RTFO) e o ensaio reológico de curva mestra. A adição de óleo de copaíba teve como resultado a diminuição do ponto de amolecimento e aumento da penetração em função da diminuição de sua dureza e viscosidade. Por consequência auxiliou nas diminuições das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéfico em questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, pode ser vista perda de resistência em relação ao ligante puro, em função da redução do módulo complexo (G*), e aumento em sua elasticidade verificado pela redução do ângulo de fase (δ). Os resultados demonstraram que a amostra com 4% de óleo copaíba demonstrou melhor desempenho reológico em relação à resistência do ligante, tendo em vista a redução das temperaturas de usinagem e compactação.
Abstract: Most of the floors currently run are derived from hot-machined asphalt mixtures, which are produced at high temperatures and emit gases responsible for the greenhouse effect. Thus, the attempt to reduce these temperatures is considered an alternative in the production of asphalt coatings capable it to provide economic and environmental advantages. There are several types of substances that are added to the asphalt binder provide This Reduction, among the main modifiers are the oils. In this way, this research aims to verify the influence of the addition of Copaiba oil in the contents of 4 and 5% in petroleum asphalt cement (CAP) 50/70, in the reduction of compaction and machining temperatures and the physical and rheological characteristics of the asphaltic ligand. For this purpose, conventional physical penetration assays, softening point, and rotational viscosity were used before and after the procedure of short-term ageing (RTFO) and the rheological test of the master curve. The addition of Copaiba oil resulted in decreased softening point and increased penetration as a function of decreased hardness and viscosity. Therefore, it assisted the decreases in compaction and machining temperatures, thus becoming beneficial in the matter of workability and sustainability. However, it can be seen loss of resistance in relation to the pure binder, due to the reduction of the complex modulus (G *) and increase in its elasticity checked by reducing the phase angle (δ). The results showed that the sample with 4% Copaiba oil demonstrated better rheological performance in relation to the ligand resistance, bearing in mind a Reduction of machining and compaction temperatures.
Keywords: Ligantes asfálticos modificados
Módulo complexo de ligantes asfálticos
Geotecnia
Pavimentação asfáltica
Óleo de copaíba - ligante asfáltico
Mistura morna
Ensaio de penetração
Ensaio de ponto de amolecimento
Ensaio de viscosidade rotacional
Envelhecimento do ligante asfáltico
Reologia dos ligantes asfálticos
Estufa de filme fino rotativo
Temperatura de usinagem e compactação
Modified asphalt binders
Complex module of asphalt binders
Geotechnics
Asphalt paving
Copaiba oil - asphalt binder
Warm mix
Penetration test
Softening point test
Rotational Viscosity Test
Asphalt binder aging
Rheology of asphalt binders
Rotary thin film oven
Machining temperature and compaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALES VASCONCELOS GOMES - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018_1 (1).pdfThales Vasconcelos Gomes - TCC Eng. Civil CTRN 2018.782.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.