Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, T. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
dc.contributor.referee1IDSOUSA NETO, V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2CRUZ, Gabryelle Keith Avelino.
dc.contributor.referee2IDCRUZ, G. K. A.pt_BR
dc.description.resumoA maior parte dos pavimentos executados atualmente são oriundos de misturas asfálticas usinadas à quente, as quais são produzidas em altas temperaturas e emitem gases responsáveis pelo efeito estufa. Desse modo, a tentativa de redução dessas temperaturas é considerada alternativa na produção de revestimentos asfálticos capazes de proporcionar vantagens econômicas e ambientais. Existem vários tipos de substâncias que adicionadas ao ligante asfáltico proporcionam esta redução, entre os principais modificadores estão os óleos. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 4 e 5%, quanto a redução das temperaturas de compactação e usinagem e as características físicas e reológicas do ligante asfáltico. Para tal, foram utilizados os ensaios físicos convencionais de penetração, ponto de amolecimento, e viscosidade rotacional antes e após o procedimento de envelhecimento à curto prazo (RTFO) e o ensaio reológico de curva mestra. A adição de óleo de copaíba teve como resultado a diminuição do ponto de amolecimento e aumento da penetração em função da diminuição de sua dureza e viscosidade. Por consequência auxiliou nas diminuições das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéfico em questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, pode ser vista perda de resistência em relação ao ligante puro, em função da redução do módulo complexo (G*), e aumento em sua elasticidade verificado pela redução do ângulo de fase (δ). Os resultados demonstraram que a amostra com 4% de óleo copaíba demonstrou melhor desempenho reológico em relação à resistência do ligante, tendo em vista a redução das temperaturas de usinagem e compactação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleDeterminação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractMost of the floors currently run are derived from hot-machined asphalt mixtures, which are produced at high temperatures and emit gases responsible for the greenhouse effect. Thus, the attempt to reduce these temperatures is considered an alternative in the production of asphalt coatings capable it to provide economic and environmental advantages. There are several types of substances that are added to the asphalt binder provide This Reduction, among the main modifiers are the oils. In this way, this research aims to verify the influence of the addition of Copaiba oil in the contents of 4 and 5% in petroleum asphalt cement (CAP) 50/70, in the reduction of compaction and machining temperatures and the physical and rheological characteristics of the asphaltic ligand. For this purpose, conventional physical penetration assays, softening point, and rotational viscosity were used before and after the procedure of short-term ageing (RTFO) and the rheological test of the master curve. The addition of Copaiba oil resulted in decreased softening point and increased penetration as a function of decreased hardness and viscosity. Therefore, it assisted the decreases in compaction and machining temperatures, thus becoming beneficial in the matter of workability and sustainability. However, it can be seen loss of resistance in relation to the pure binder, due to the reduction of the complex modulus (G *) and increase in its elasticity checked by reducing the phase angle (δ). The results showed that the sample with 4% Copaiba oil demonstrated better rheological performance in relation to the ligand resistance, bearing in mind a Reduction of machining and compaction temperatures.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530
dc.date.accessioned2022-02-14T18:33:44Z
dc.date.available2022-02-14
dc.date.available2022-02-14T18:33:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticos modificadospt_BR
dc.subjectMódulo complexo de ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectÓleo de copaíba - ligante asfálticopt_BR
dc.subjectMistura mornapt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectEnsaio de ponto de amolecimentopt_BR
dc.subjectEnsaio de viscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectEnvelhecimento do ligante asfálticopt_BR
dc.subjectReologia dos ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectEstufa de filme fino rotativopt_BR
dc.subjectTemperatura de usinagem e compactaçãopt_BR
dc.subjectModified asphalt binderspt_BR
dc.subjectComplex module of asphalt binderspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectCopaiba oil - asphalt binderpt_BR
dc.subjectWarm mixpt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.subjectSoftening point testpt_BR
dc.subjectRotational Viscosity Testpt_BR
dc.subjectAsphalt binder agingpt_BR
dc.subjectRheology of asphalt binderspt_BR
dc.subjectRotary thin film ovenpt_BR
dc.subjectMachining temperature and compactionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Thales Vasconcelos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDetermination of the complex modulus of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Thales Vasconcelos. Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALES VASCONCELOS GOMES - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018_1 (1).pdfThales Vasconcelos Gomes - TCC Eng. Civil CTRN 2018.782.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.