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Title: Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.
Other Titles: Interference of the addition of canola oil on the compaction temperature and machining of asphalt mixtures.
???metadata.dc.creator???: SABINO, Anderson Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: GUERRA, Thamires Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
Keywords: Misturas asfálticas;Óleo de canola - misturas asfálticas;Geotecnia;Temperatura de compactação - misturas asfálticas;Usinagem de misturas asfálticas;Cimento asfáltico de petróleo;Ligantes asfálticos;Agregados;Ensaio de penetração;Ensaio de ponto de amolecimento;Ensaio de viscosidade rotacional;Estabilidade Marshall e fluência;Dano por umidade induzida;Ensaio de RTFOT;Asphalt mixtures;Canola oil - asphalt mixes;Geotechnics;Compaction temperature - asphalt mixtures;Machining of asphalt mixtures;Petroleum asphalt cement;Asphalt binders;Aggregates;Penetration test;Softening point test;Rotational Viscosity Test;Marshall stability and fluency;Induced moisture damage;RTFOT test
Issue Date: 2-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SABINO, Anderson Diniz. Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
???metadata.dc.description.resumo???: Visto que o transporte de cargas nacional é de grande dependência da malha rodoviária e que sua grande maioria está em condições ruins, existe uma necessidade de tecnologias que melhorem a qualidade e o custo das misturas asfálticas visando sua aplicação e manutenção, aliado a isso redução de poluentes e gasto energético durante o processo de compactação e usinagem. Dentro desse cenário, as misturas asfálticas mornas (MAMs) que se caracterizam por possuírem temperatura de fabricação entre 105 e 135°C e vem ganhando destaque no estudo de misturas asfálticas sendo motivo de estudo. Este trabalho de pesquisa é centrado na adição do teor de 1% do óleo de canola ao CAP puro e seus efeitos em temperaturas de compactação e usinagens mais baixas que a encontrada pelo ensaio de viscosidade rotacional (redução de 10°C e 20°C). Aplicando-se a metodologia de caracterização dos agregados, CAP e mistura de CAP puro com 1% do óleo de canola. A partir dos resultados foi possível concluir que o óleo de canola se torna promissor como aditivo para misturas asfálticas mornas para a redução da temperatura de compactação e usinagem, mantendo suas propriedades dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos competentes. Pode-se afirmar assim que, a adição do óleo implica diretamente na redução de gastos energéticos em sua produção e dos efeitos poluentes ao meio ambiente.
Abstract: Since national cargo transportation is highly dependent on the road network and the vast majority are in poor condition, there is a need for technologies that improve the quality and cost of asphalt mixtures for their application and maintenance, coupled with this reduction of pollutants and energy expenditure during the compaction and machining process. Within this study, the warm asphalt mixtures (MAMs) that are characterized by having a manufacturing temperature between 105 and 135 ° C and have been gaining prominence in the scenario of asphalt mixtures being the subject of study. This research work focuses on adding the content of 1% of canola oil to pure CAP and its effects on compaction temperatures and machining lower than that found by the rotational viscosity test (reduction of 10 ° C and 20 ° C) . Applying the methodology of characterization of aggregates, CAP and mixture of pure CAP with 1% of canola oil. From the results, it was possible to conclude that canola oil becomes promising as an additive for warm asphalt mixtures to reduce the temperature of compaction and machining, keeping its properties within the limits established by the competent bodies. It can be said that adding oil directly reduces energy costs in its production and the pollutant effects on the environment.
Keywords: Misturas asfálticas
Óleo de canola - misturas asfálticas
Geotecnia
Temperatura de compactação - misturas asfálticas
Usinagem de misturas asfálticas
Cimento asfáltico de petróleo
Ligantes asfálticos
Agregados
Ensaio de penetração
Ensaio de ponto de amolecimento
Ensaio de viscosidade rotacional
Estabilidade Marshall e fluência
Dano por umidade induzida
Ensaio de RTFOT
Asphalt mixtures
Canola oil - asphalt mixes
Geotechnics
Compaction temperature - asphalt mixtures
Machining of asphalt mixtures
Petroleum asphalt cement
Asphalt binders
Aggregates
Penetration test
Softening point test
Rotational Viscosity Test
Marshall stability and fluency
Induced moisture damage
RTFOT test
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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