Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, A. N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1CRUZ, Walter Santa.-
dc.contributor.advisor1IDCRUZ, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171470119353085pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.-
dc.contributor.referee1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003009506775932pt_BR
dc.contributor.referee2ARRUDA, Sonaly Mendes.-
dc.contributor.referee2IDARRUDA, S. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0847973469707571pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Moacir Guilhermino da.-
dc.contributor.referee3IDSILVA, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019484280783049pt_BR
dc.description.resumoDesde 1995, o Brasil não sofria um novo modelo de concessões como está sofrendo atualmente. No rumo desse movimento, teve início a concessão de aeroportos para entes privados, um deles é o Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza-CE, buscando suprir as deficiências do setor. O presente trabalho analisa, portanto, a nova administração do aeroporto com a entrada da Fraport AG no lugar da INFRAERO, que historicamente dominava o setor. Não se pode mais denominar os aeroportos como exemplos de monopólios naturais, mas sim como atores também sujeitos ao regime da concorrência. Portanto, buscou-se nesse estudo compreender os benefícios trazidos pela concessão do aeroporto em questão, comparando seus dados operacionais divididos entre o período em que o Poder Público administrava o sistema e o período atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise crítica da ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins em fortaleza - Ceará.pt_BR
dc.date.issued2019-07-
dc.description.abstractSince 1995, Brazil has not suffered a new model of concessions as it is currently suffering. In the course of this movement, the concession of airports for private entities began, one of them is Pinto Martins International Airport - Fortaleza, seeking to fill the sector's shortcomings. The present work analyzes, therefore, the new administration of the airport with the entrance of Fraport AG in the place of INFRAERO, that historically dominated the sector. Airports can no longer be described as examples of natural monopolies, but as actors also subject to competition rules. Therefore, the purpose of this study was to understand the benefits brought about by the concession of the airport in question, comparing its operational data divided between the period in which the Government administered the system and the current period.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23547-
dc.date.accessioned2022-02-15T13:25:24Z-
dc.date.available2022-02-15-
dc.date.available2022-02-15T13:25:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAeroporto Internacional Pinto Martins - CE - ampliacãopt_BR
dc.subjectObra em aeroportopt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectEmpresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAEROpt_BR
dc.subjectINFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuáriapt_BR
dc.subjectFrankfurt Airport Services Worldwide - FRAPORTpt_BR
dc.subjectFRAPORT - Frankfurt Airport Services Worldwidept_BR
dc.subjectAeroporto internacional de Fortalezapt_BR
dc.subjectRede INFRAEROpt_BR
dc.subjectDistribuição de aeroportos no Brasil - MAPA INFRAEROpt_BR
dc.subjectPinto Martins International Airport - CE - expansionpt_BR
dc.subjectWork at airportpt_BR
dc.subjectAirportspt_BR
dc.subjectBrazilian Airport Infrastructure Company - INFRAEROpt_BR
dc.subjectINFRAERO - Brazilian Airport Infrastructure Companypt_BR
dc.subjectFrankfurt Airport Services Worldwide - FRAPORTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Arthur Nogueira Azevedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCritical analysis of the expansion of Pinto Martins International Airport in Fortaleza - Ceará.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Arthur Nogueira Azevedo. Análise crítica da ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins em fortaleza - Ceará. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23547pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR NOGUEIRA AZEVEDO NUNES - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdfArthur Nogueira Azevedo Nunes - TCC ENG. CIVIL CTRN 20192.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.