Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23550
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BRITO, E. D. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7913014835512809 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVANI, Carina. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVANI, C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. | - |
dc.contributor.advisor2ID | MENDONÇA, A. M. G. D. | pt_BR |
dc.description.resumo | A malha rodoviária exerce uma função crucial para o crescimento do país, tanto para o transporte de cargas, como para pessoas, integralizando todas as regiões, portanto, sua conservação de fundamental importância. Devido ao aumento do carregamento originado pelo crescimento do volume do tráfego, bem como a quase ausência de manutenção, os pavimentos asfálticos sofrem com essas ações, assim, impondo desafios para minimizar sua deterioração e aumentar sua vida útil. A introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e para as misturas asfálticas visa minimizar os defeitos propriamente ditos, conferem melhorar a qualidade do ligante asfáltico e, por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. Este estudo teve como objetivo principal avaliar as propriedades térmicas do ligante asfáltico puro e modificado por adição de lignina Pinus nos teores de 3%, 6% e 9%. Foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFO, ensaios físicos convencionais de penetração e ponto de amolecimento e o ensaio reológico de viscosidade rotacional. Verificou-se que os resultados obtidos indicaram a viabilidade da incorporação da lignina ao CAP 50/70 já que aumentaram a vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento. Desse modo, a utilização desse polímero natural é uma alternativa viável do ponto de vista técnico, trazendo benefícios em relação ao meio ambiente por evitar o descarte inapropriado do material, além da questão econômica por agregar valor comercial a um resíduo industrial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Consideração sobre o comportamento físico do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente da madeira pinus. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.description.abstract | The road network plays a crucial role for the growth of the country, both for the transportation of cargoes and for people, filling all the regions, and therefore their conservation of fundamental importance. Due to the increased loading caused by traffic volume growth as well as the almost no maintenance, asphalt pavements suffer from these actions, thus posing challenges to minimize their deterioration and increase their useful life. The introduction of the modifiers for asphalt binders and asphalt mixtures is intended to minimize defects as such, improve the quality of the asphalt binder and therefore provide the pavement with a longer service life. The main objective of this study was to evaluate the thermal properties of the pure asphalt binder modified by the addition lignin Pinus in the contents of 3%, 6% and 9 The RTFO aging procedure, conventional physical penetration and softening point tests and the rheological rotational viscosity test were performed. The results indicated the feasibility of incorporating lignin into the CAP 50/70 as they increased fatigue life, resistance to permanent deformation and retarded the aging process. Thus, the use of this natural polymer is a viable alternative from a technical point of view, and may also be environmentally friendly as it avoids improper disposal of the material, as well as the economic issue of adding commercial value to industrial waste. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23550 | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:20:27Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15 | - |
dc.date.available | 2022-02-15T14:20:27Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ligantes asfálticos modificados | pt_BR |
dc.subject | Lignina | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Madeira de pinus - mistura asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Polímero | pt_BR |
dc.subject | Ensaio de penetração | pt_BR |
dc.subject | Cimento asfáltico de petróleo | pt_BR |
dc.subject | Ensaio de ponto de amolecimento | pt_BR |
dc.subject | Modified asphalt binders | pt_BR |
dc.subject | Lignin | pt_BR |
dc.subject | Asphalt paving | pt_BR |
dc.subject | Pine wood - asphalt mix | pt_BR |
dc.subject | Polymer | pt_BR |
dc.subject | Penetration test | pt_BR |
dc.subject | Petroleum asphalt cement | pt_BR |
dc.subject | Softening point test | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRITO, Erick Daniel Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Consideration on the physical behavior of the asphalt binder modified by the addition of lignin from pine wood. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRITO, Erick Daniel Alves. Consideração sobre o comportamento físico do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente da madeira pinus. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23550 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERICK DANIEL ALVES BRITO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdf | Erick Daniel Alves Brito - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019 | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.