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dc.creator.IDSOUZA, C. R. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2212774707937279pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.description.resumoO grande crescimento econômico do país nas últimas décadas impulsionou muitos avanços em diversos setores, sejam eles tecnológicos, sociais, políticos e ambientais. Com isso, a movimentação de pessoas e produtos tornou-se muito mais intensa, e para acompanhar esse crescimento foi necessário desenvolver também os meios de transporte responsáveis por esse serviço. Dentre eles, a malha rodoviária é o mais importante meio de circulação de pessoas e objetos, e por esse fator, o número de problemas e patologias que surgem nesse tipo de sistema é considerável e recorrente. A fim de minimizar essa frequente problemática na pavimentação de estradas, várias instituições universitárias e empresas estão dando foco a agentes modificadores de ligantes asfálticos, para melhorar suas propriedades e consequentemente sua vida útil, isto significa dizer em uma redução de gastos públicos com reparos e reformas nessas estruturas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento físico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina, antes e após o envelhecimento a curto prazo - RTFO. Foram realizados ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional. Verificou-se que a incorporação de lignina ao ligante asfáltico nos teores em estudo proporcionou benefícios como diminuição da deformação permanente, aumento da vida de fadiga, e maior resistência ao envelhecimento precoce.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.pt_BR
dc.date.issued2019-12-05-
dc.description.abstractThe great economic growth of the country in the last decades has impelled many advances in diverse sectors, be they technological, social, political and environmental. With this, the movement of people and products became much more intense and to accompany this growth was necessary to develop also the means of transportation responsible for this service. Among them, the road network is the most important means of movement of people and objects, and by this factor, the number of problems and pathologies that arise in this type of system is considerable and recurrent. In order to minimize this frequent problem in road paving, several university institutions and companies are focusing on asphalt binder modifying agents to improve their properties and consequently their useful life, this means in a reduction of public expenses with repairs and renovations structures. In this mode, this research aimed to analyze the physical behavior of the modified line addition CAP 50/70 asphalt binder before and after a short duration period - RTFO. Penetration, softening point and rotational viscosity tests were performed. The incorporation of line into the asphalt binder in the studies under study has been found to offer benefits such as reduced permanent formation, increased fatigue life and greater resistance to premature aging.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:36:48Z-
dc.date.available2022-02-15-
dc.date.available2022-02-15T14:36:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectLigninapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectEnsaio de ponto de amolecimentopt_BR
dc.subjectEnsaio de viscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectModified asphalt binderpt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectLigninpt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.subjectSoftening point testpt_BR
dc.subjectRotational Viscosity Testpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Clara Rayssa Romero Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the physical properties of the asphalt binder modified by the addition of lignin.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Cara Rayssa Romero Rodrigues. Avaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina. 2019. 55f Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552pt_BR
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