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Title: Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto.
Other Titles: Study of the chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 modified by the addition of lignin from pine and eucalyptus.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
Keywords: Ligante asfáltico modificado;Cimento asfáltico de petróleo 50/70;Lignina de pinus;Lignina de eucalipto;Pavimentação asfáltica;Geotecnia;Oxidação do ligante asfáltico;Ensaio químico FTIR;Modificação do ligante asfáltico;Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier;Envelhecimento - ligantes asfálticos;Modified asphalt binder;Petroleum asphalt cement 50/70;Pine lignin;Eucalyptus lignin;Asphalt paving;Geotechnics;Asphalt binder oxidation;FTIR chemical assay;Asphalt binder modification;Fourier transform infrared spectroscopy;Aging - asphalt binders
Issue Date: Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos. Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554
???metadata.dc.description.resumo???: A introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e misturas asfálticas, no intuito de evitar o surgimento dos defeitos no pavimento, conferem melhorar a qualidade do ligante asfáltico e por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, como trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 por dois tipos de lignina, provenientes de espécies diferentes, folhosa (Pinus) e coníferas (Eucalipto), nos teores de 3%, 6% e 9%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFO e o ensaio químico FTIR. Os resultados indicaram que incorporação da lignina ao CAP 50/70 pode reduzir o processo de envelhecimento, através da redução do processo de oxidação do ligante, tendo sido considerado como teor ótimo de 6% de lignina de Eucalipto, porém é necessário a realização de outros ensaios químicos que atestem as indicações verificadas neste trabalho. Dessa maneira, a utilização desse polímero natural pode ser uma alternativa viável para o aproveitamento do excedente de lignina das indústrias de papel e celulose, evitando o descarte inadequado no meio ambiente, como também, economicamente por poder substituir uma porcentagem em peso do ligante utilizado na pavimentação, gerando uma fonte de renda extra para as indústrias produtoras de papel e celulose, além de ser utilizada no lugar de polímeros sintéticos com custos elevados.
Abstract: The introduction of modifiers for asphalt binders and asphalt mixtures, in order to avoid the appearance of pavement defects, improves the quality of the asphalt binder and therefore provides a longer service life for the pavement. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformations, such as cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve road safety and comfort conditions and reduce maintenance costs. The objective of this work was to study the modification of the asphaltic binder 50/70 by two types of lignin, from different species, hardwood (Pinus) and conifers (Eucalyptus), at levels of 3%, 6% and 9%. In this research the RTFO aging procedure and the FTIR chemical test were performed. The results indicated that incorporation of lignin to the CAP 50/70 can reduce the aging process by reducing the binder oxidation process, but it is necessary to perform other chemical tests that attest to the indications verified in this work. In this way, the use of this natural polymer can be a viable alternative for the exploitation of the lignin surplus of the paper and cellulose industries, avoiding the inadequate disposal in the environment, as well as economically to be able to substitute a percentage by weight of the binder used in the paving, generating an extra source of income for the pulp and paper producing industries, as well as being used in place of high-cost synthetic polymers.
Keywords: Ligante asfáltico modificado
Cimento asfáltico de petróleo 50/70
Lignina de pinus
Lignina de eucalipto
Pavimentação asfáltica
Geotecnia
Oxidação do ligante asfáltico
Ensaio químico FTIR
Modificação do ligante asfáltico
Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier
Envelhecimento - ligantes asfálticos
Modified asphalt binder
Petroleum asphalt cement 50/70
Pine lignin
Eucalyptus lignin
Asphalt paving
Geotechnics
Asphalt binder oxidation
FTIR chemical assay
Asphalt binder modification
Fourier transform infrared spectroscopy
Aging - asphalt binders
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554
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