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dc.creator.IDLUCENA, F. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4227665166295276pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor-co1IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.description.resumoA introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e misturas asfálticas, no intuito de evitar o surgimento dos defeitos no pavimento, conferem melhorar a qualidade do ligante asfáltico e por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, como trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 por dois tipos de lignina, provenientes de espécies diferentes, folhosa (Pinus) e coníferas (Eucalipto), nos teores de 3%, 6% e 9%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFO e o ensaio químico FTIR. Os resultados indicaram que incorporação da lignina ao CAP 50/70 pode reduzir o processo de envelhecimento, através da redução do processo de oxidação do ligante, tendo sido considerado como teor ótimo de 6% de lignina de Eucalipto, porém é necessário a realização de outros ensaios químicos que atestem as indicações verificadas neste trabalho. Dessa maneira, a utilização desse polímero natural pode ser uma alternativa viável para o aproveitamento do excedente de lignina das indústrias de papel e celulose, evitando o descarte inadequado no meio ambiente, como também, economicamente por poder substituir uma porcentagem em peso do ligante utilizado na pavimentação, gerando uma fonte de renda extra para as indústrias produtoras de papel e celulose, além de ser utilizada no lugar de polímeros sintéticos com custos elevados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto.pt_BR
dc.date.issued2019-07
dc.description.abstractThe introduction of modifiers for asphalt binders and asphalt mixtures, in order to avoid the appearance of pavement defects, improves the quality of the asphalt binder and therefore provides a longer service life for the pavement. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformations, such as cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve road safety and comfort conditions and reduce maintenance costs. The objective of this work was to study the modification of the asphaltic binder 50/70 by two types of lignin, from different species, hardwood (Pinus) and conifers (Eucalyptus), at levels of 3%, 6% and 9%. In this research the RTFO aging procedure and the FTIR chemical test were performed. The results indicated that incorporation of lignin to the CAP 50/70 can reduce the aging process by reducing the binder oxidation process, but it is necessary to perform other chemical tests that attest to the indications verified in this work. In this way, the use of this natural polymer can be a viable alternative for the exploitation of the lignin surplus of the paper and cellulose industries, avoiding the inadequate disposal in the environment, as well as economically to be able to substitute a percentage by weight of the binder used in the paving, generating an extra source of income for the pulp and paper producing industries, as well as being used in place of high-cost synthetic polymers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554
dc.date.accessioned2022-02-15T17:56:48Z
dc.date.available2022-02-15
dc.date.available2022-02-15T17:56:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleo 50/70pt_BR
dc.subjectLignina de pinuspt_BR
dc.subjectLignina de eucaliptopt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectOxidação do ligante asfálticopt_BR
dc.subjectEnsaio químico FTIRpt_BR
dc.subjectModificação do ligante asfálticopt_BR
dc.subjectEspectroscopia de infravermelho por transformada de Fourierpt_BR
dc.subjectEnvelhecimento - ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectModified asphalt binderpt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cement 50/70pt_BR
dc.subjectPine ligninpt_BR
dc.subjectEucalyptus ligninpt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAsphalt binder oxidationpt_BR
dc.subjectFTIR chemical assaypt_BR
dc.subjectAsphalt binder modificationpt_BR
dc.subjectFourier transform infrared spectroscopypt_BR
dc.subjectAging - asphalt binderspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Fllávio Marcell dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 modified by the addition of lignin from pine and eucalyptus.pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Fllávio Marcell dos Santos. Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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