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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23555
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | LIRA, F. R. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, John Kennedy Guedes. | |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, J. K. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. | |
dc.contributor.advisor2ID | MENDONÇA, A. M. G. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de novos materiais na composição do asfalto é uma prática que vem em grande evolução, sempre como novas alternativas que podem trazer benefícios financeiros, ecológicos e na própria estrutura do ligante. A resistência às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas devem ser maximizadas a partir de novos constituintes do ligante asfáltico, garantindo que o rendimento do asfalto, diante dos diversos tipos de tráfegos, seja perfeito, trazendo conforto e segurança. Este projeto teve como objetivo analisar o comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina proveniente de eucalipto. Esse material, de grande abundância na natureza, representa 15% a 30% da constituição da madeira no reino vegetal. Assim, foram realizados ensaios de caracterização reológica, tais como: MSCR, LAS, PG e PG contínuo para o ligante asfáltico modificado por adições de 3%, 6% e 9% de lignina extraída de eucalipto para amostras nas fases normais e envelhecidas. Verificou-se que a adição de lignina promoveu melhorias ao ligante asfáltico através dos resultados desses ensaios, tais como: uma melhor resposta ao envelhecimento, resistência térmica superior, além de altos índices de rigidez e elasticidade para as estruturas dos ligantes asfálticos modificados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Reologia de ligante asfáltico modificado por adição de lignina extraída do eucalipto. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-06-28 | |
dc.description.abstract | 10 ABSTRACT The use of new materials in the composition of the asphalt is a practice that comes in great evolution, always as new alternatives that can bring financial benefits, ecological and in the own structure of the binder. The resistance to permanent deformations, cracks caused by fatigue or thermal variations must be maximized from new constituents of the asphalt binder, ensuring that the performance of the asphalt, in front of the different types of traffic, is perfect, bringing comfort and safety. This project aimed to analyze the rheological behavior of modified asphalt binders by adding lignin from eucalyptus. This material, of great abundance in the nature, represents 15% to 30% of the constitution of the wood in the vegetal kingdom. Thus, rheological characterization tests were performed, such as: MSCR, LAS, PG and continuous PG for the modified asphaltic binder by additions of 3%, 6% and 9% of lignin extracted from eucalyptus for samples in the normal and aged phases. It was found that the addition of lignin promoted improvements to the asphalt binder through the results of these tests, such as: better aging response, superior thermal resistance, and high stiffness and elasticity indexes for modified structures. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23555 | |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T17:58:43Z | |
dc.date.available | 2022-02-15 | |
dc.date.available | 2022-02-15T17:58:43Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ligantes asfálticos modificados | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Lignina de eucalipto | pt_BR |
dc.subject | Reologia de ligante asfáltico | pt_BR |
dc.subject | MSCR - Multiple Stress Creep Recovery | pt_BR |
dc.subject | Multiple Stress Creep Recovery - MSCR | pt_BR |
dc.subject | Varredura linear de amplitude e deformação | pt_BR |
dc.subject | Modified asphalt binders | pt_BR |
dc.subject | Geotechnics | pt_BR |
dc.subject | Floors | pt_BR |
dc.subject | Eucalyptus lignin | pt_BR |
dc.subject | Asphalt binder rheology | pt_BR |
dc.subject | Linear sweep of amplitude and deformation | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIRA, Fernando Rocha de Brito. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Rheology of an asphalt binder modified by the addition of lignin extracted from eucalyptus. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIRA, Fernando Rocha de Brito. Reologia de ligante asfáltico modificado por adição de lignina extraída do eucalipto. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23555 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias |
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