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Title: Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus.
Other Titles: Study of the rheological behavior of lignin-modified ligand from pine.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Ewerton Quirino Ramalho de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: DUARTE, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Conrado César Vitorino.
???metadata.dc.contributor.referee3???: COSTA NETO, Francisco de Assis da.
Keywords: Ligante modificado;Geotecnia;Lignina;Pinus;Reologia;Ensaios reológicos;Linear Amplitude Sweep - LAS;Multiple Stress Creep Recovery - MSCR;MSCR - Multiple Stress Creep Recovery;Cimento asfáltico de petróleo 50/70;CAP 50/70;Modified binder;Geotechnics;Lignin;Pine;Rheology;Rheological tests
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Ewerton Quirino Ramalho de. Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus. 2019. 60F. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560
???metadata.dc.description.resumo???: A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Além disso, a utilização de materiais lignocelulósicos como agentes modificadores de ligantes asfálticos desperta a atenção de pesquisadores e governantes, preocupados com a disponibilidade limitada e o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de combustíveis fósseis. Dessa forma, este projeto tem como objetivo analisar o comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina proveniente da madeira de Pinus, um subproduto da indústria de celulose e papel. Realizou-se ensaios de caracterização reológica, tais como: MSCR, LAS e PG para o ligante asfáltico modificado por adições de 3%, 6% e 9% de lignina extraída de pinus. Em comparação com o ligante puro os ligantes modificados obtiveram um maior comportamento elástico com maiores valores de percentual de recuperação, elevação da temperatura máxima de uso do CAP e maior resistência à deformação permanente com um aumento no parâmetro G*/sen δ e compliância não recuperável. Comprovando que a utilização da lignina confere benefícios reológicos e ambientais ao ser associada ao ligante convencional.
Abstract: The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformation, cracks caused by fatigue or thermal variations, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. In addition, the use of lignocellulosic materials as asphalt binder modifying agents attracts the attention of researchers concerned about the limited availability and environmental impact caused by excessive use of fossil fuels. Therefore, this project aims to analyze the rheological behavior of modified asphalt binders by adding lignin from Pinus wood, a by-product of the pulp and paper industry. Rheological characterization tests such as MSCR, LAS and PG for the asphalt binder modified by additions of 3%, 6% and 9% of lignin extracted from pine were carried out. Compared to the pure binder the modified binders obtained a higher elastic behavior, increase of the maximum temperature of use of the conventional binder and greater resistance to permanent deformation with an increase in the parameter G*/sinδ and non-recoverable compliance. Proof that the use of lignin confers rheological and environmental benefits when associated with the conventional binder.
Keywords: Ligante modificado
Geotecnia
Lignina
Pinus
Reologia
Ensaios reológicos
Linear Amplitude Sweep - LAS
Multiple Stress Creep Recovery - MSCR
MSCR - Multiple Stress Creep Recovery
Cimento asfáltico de petróleo 50/70
CAP 50/70
Modified binder
Geotechnics
Lignin
Pine
Rheology
Rheological tests
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560
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