Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, E. Q. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2DUARTE, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2IDDUARTE, A. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.referee1AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Conrado César Vitorino.
dc.contributor.referee3COSTA NETO, Francisco de Assis da.
dc.description.resumoA modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Além disso, a utilização de materiais lignocelulósicos como agentes modificadores de ligantes asfálticos desperta a atenção de pesquisadores e governantes, preocupados com a disponibilidade limitada e o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de combustíveis fósseis. Dessa forma, este projeto tem como objetivo analisar o comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina proveniente da madeira de Pinus, um subproduto da indústria de celulose e papel. Realizou-se ensaios de caracterização reológica, tais como: MSCR, LAS e PG para o ligante asfáltico modificado por adições de 3%, 6% e 9% de lignina extraída de pinus. Em comparação com o ligante puro os ligantes modificados obtiveram um maior comportamento elástico com maiores valores de percentual de recuperação, elevação da temperatura máxima de uso do CAP e maior resistência à deformação permanente com um aumento no parâmetro G*/sen δ e compliância não recuperável. Comprovando que a utilização da lignina confere benefícios reológicos e ambientais ao ser associada ao ligante convencional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus.pt_BR
dc.date.issued2019-06-28
dc.description.abstractThe modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformation, cracks caused by fatigue or thermal variations, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. In addition, the use of lignocellulosic materials as asphalt binder modifying agents attracts the attention of researchers concerned about the limited availability and environmental impact caused by excessive use of fossil fuels. Therefore, this project aims to analyze the rheological behavior of modified asphalt binders by adding lignin from Pinus wood, a by-product of the pulp and paper industry. Rheological characterization tests such as MSCR, LAS and PG for the asphalt binder modified by additions of 3%, 6% and 9% of lignin extracted from pine were carried out. Compared to the pure binder the modified binders obtained a higher elastic behavior, increase of the maximum temperature of use of the conventional binder and greater resistance to permanent deformation with an increase in the parameter G*/sinδ and non-recoverable compliance. Proof that the use of lignin confers rheological and environmental benefits when associated with the conventional binder.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560
dc.date.accessioned2022-02-15T18:32:52Z
dc.date.available2022-02-15
dc.date.available2022-02-15T18:32:52Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigante modificadopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectLigninapt_BR
dc.subjectPinuspt_BR
dc.subjectReologiapt_BR
dc.subjectEnsaios reológicospt_BR
dc.subjectLinear Amplitude Sweep - LASpt_BR
dc.subjectMultiple Stress Creep Recovery - MSCRpt_BR
dc.subjectMSCR - Multiple Stress Creep Recoverypt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleo 50/70pt_BR
dc.subjectCAP 50/70pt_BR
dc.subjectModified binderpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectLigninpt_BR
dc.subjectPinept_BR
dc.subjectRheologypt_BR
dc.subjectRheological testspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Ewerton Quirino Ramalho de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the rheological behavior of lignin-modified ligand from pine.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Ewerton Quirino Ramalho de. Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus. 2019. 60F. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWERTON QUIRINO RAMALHO DE MOURA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdfEwerton Quirino Ramalho de Moura - TCC Eng. Civil CTRN 2019.975.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.