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dc.creator.IDAGRA FILHO, H. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974950193758585pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor2MORAES, Thalita Maria Ramos Pôrto de.-
dc.contributor.advisor2IDMORAES, T. M. R. P.-
dc.contributor.referee1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, M. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173283848995598pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos a área da pavimentação vem seguindo a tendência de buscar novas tecnologias mais sustentáveis, com o intuito de reduzir os danos causados ao meio ambiente e aos trabalhadores envolvidos na pavimentação. A partir daí, as misturas asfálticas mornas surgem como uma solução capaz de reduzir as temperaturas de produção do asfalto sem comprometer seu desempenho, além de propiciar vantagens econômicas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas das misturas asfálticas modificadas com 2% de cera de carnaúba a partir da redução das temperaturas de usinagem e compactação. A fim de avaliar os efeitos da redução das temperaturas de produção das misturas modificadas com cera de carnaúba, foram realizados os ensaios mecânicos de Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Dano por Umidade (Lottman). Comparadas à mistura com ligante puro, as misturas modificadas com cera de carnaúba apresentaram melhores resultados mecânicos nos ensaios realizados. A redução de 10°C nas temperaturas de usinagem e compactação das misturas com cera, apresentaram resultados satisfatórios e também superiores às misturas com CAP puro, porém inferiores às com cera confeccionadas nas temperaturas ótimas. Os resultados obtidos se mostraram bastante relevantes, uma vez que, as reduções das temperaturas de usinagem e compactação promoverem uma economia energética e um menor impacto sobre o meio ambiente e as condições de trabalho dos operários, além de cumprir com as exigências mecânicas estabelecidas para a pavimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleInfluência da redução das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas com cera de carnaúba.pt_BR
dc.date.issued2019-07-
dc.description.abstractIn recent years, the paving area has been following a world trend of seeking more sustainable technologies in order to reduce damages to the environment and workers involved in paving services. Based on that, warm asphalt mixtures appear as a solution capable of reducing the production temperatures of the asphalt without compromising its performance, and also providing economic advantages. The addition of carnauba wax to the asphalt mixtures proved to be an efficient alternative in reducing machining and compaction temperatures of the mixtures. Thus, this work’s aim was to evaluate the mechanical properties of modified asphalt mixtures with 2% of carnauba wax from the reduction of machining and compacting temperatures. In order to evaluate the effects of the reducing of the production temperatures of the modified mixtures with carnauba wax, the mechanical tests of Indirect Tensile Strength, Resilience Modulus and Modified Lottman were performed. Compared to pure binder mixtures, the modified mixtures with carnauba wax presented better mechanical results at the tests performed. The reduction of 10°C in the machining and compaction temperatures of the mixtures with wax, presented satisfactory results and also superior to the mixtures with pure binder mixtures, but inferior to those with wax, produced and compacted at optimum temperatures. The results obtained were very relevant since the reduction of machining and compaction temperatures promoted an energy saving and lower impacts on the environment and workers conditions, besides complying with the mechanical requirements for paving.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23564-
dc.date.accessioned2022-02-15T18:57:23Z-
dc.date.available2022-02-15-
dc.date.available2022-02-15T18:57:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas mornaspt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectCera de carnaúba - mistura asfálticapt_BR
dc.subjectUsinagem - temperaturapt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectViscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectPonto de amolecimentopt_BR
dc.subjectResistência à tração por compressão diametralpt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectWarm asphalt mixespt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectCarnauba wax - asphalt mixpt_BR
dc.subjectMachining - temperaturept_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectRotational viscositypt_BR
dc.subjectSoftening pointpt_BR
dc.subjectTensile strength by diametral compressionpt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAGRA FILHO, Helker Hiluey.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the reduction of machining and compaction temperatures in asphalt mixtures with carnauba wax.pt_BR
dc.identifier.citationAGRA FILHO, Helker Hiluey. Influência da redução das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas com cera de carnaúba. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23564pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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