Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23565
Title: Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Ana Paula de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Severino José de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Amurabi Pereira de.
Keywords: Sociologia;Diálogo;Sentido;Ensino Médio Integrado;Sociology;Dialogue;Meaning;Integrated High School
Issue Date: 29-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Ana Paula de Souza. Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método. 248 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede Nacional ) – PROFSOCIO, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo dialogar sobre o porquê estudar a Sociologia no Ensino Médio Integrado (EMI) em meio a um cenário de intensas mudanças de uma sociedade líquida que tem reflexos diretos na educação. E ainda contribuir na análise do debate sobre a finalidade e o sentido da disciplina de Sociologia no IFPB, Campus de Campina Grande. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está alicerçado em conceitos que estão relacionados a determinados autores, como Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), que oferecem uma importante linha de raciocínio para compreender a educação, a Sociologia e o currículo num contexto ampliado, oferecendo pistas conceituais significativas para responder as hipóteses dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, dialógica e colaborativa, no sentido da construção de conhecimento através de um processo em que professora e educando/as se debruçaram para refletir sobre as experiências que ambos vivenciaram durante três anos na sala de aula de Sociologia do IFPB – Campus de Campina Grande. A pesquisa foi planejada num contexto de normalidade, a investigação todavia efetivou-se de forma remota em virtude do período de pandemia do COVID-19 de forma alternativa através de Rodas de Diálogo, Cartas e Questionário do Google Forms. Essas ferramentas de aprendizagens foram adaptadas no sentido de garantir espaços colaborativos de construção de conhecimento, produzindo reflexões e sistematizações das experiências de ensinar e aprender Sociologia no “chão da sala de aula”. Os alunos envolveram-se no debate coletivo, construindo reflexões entre suas vidas e as aprendizagens sociológicas. Os espaços de trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas. Os espaços de debates e trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas, Dessa forma, as ferramentas de diálogo estimularam a busca de novo embasamento através de atividades de leitura e debates e, portanto, aguçaram os jovens a saber mais e a conhecer mais. Os diálogos em torno da finalidade e sentido da Sociologia foram importantes para registrar e sistematizar a experiência bem sucedida do diálogo como método de ensino e consequente aprofundamento das vivências que eram reconstituídas e complementadas por questões consensuais e destaques que eram geradores de outras perguntas e adendos que iam sendo elaborados de forma distintiva e interessada. A realização das rodas de diálogo e a produção de cartas indicou que os jovens têm muito a dizer sobre a Sociologia e sobre o Ensino Médio, suas relações e percepções a partir das experiências vividas no chão da sala de aula e construídas a partir de relações horizontalizadas, não hierárquicas do ato de ensinar e aprender entre os partícipes do processo. A pesquisa confirmou plenamente a sua hipótese de trabalho: que sentido tem a Sociologia para os estudantes do IFPB? Essa hipótese de trabalho implica em dizer que a produção de sentido não se realiza fora da escola, ela deve ser buscada no dia a dia da sala de aula. Quem produz sentido são os alunos e a professora que vive a experiência de ensinar e aprender e, portanto, de troca de experiências e saberes.
Abstract: This dissertation aims to discuss why to study sociology in Integrated High School in the midst of a scenario of intense changes in a liquid society that has a direct impact on education. And also contribute to the analysis of the debate on the purpose and meaning of the discipline of sociology at the IFPB, Campina Grande Campus. The theoretical support underlying this research is based on concepts that are related to certain authors, such as Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), which offer an important line of reasoning for understanding education, sociology and the curriculum in a broader context, offering significant conceptual clues to answer the hypotheses of this investigation. This is a participatory, dialogic and collaborative research, in the sense of building knowledge through a process in which the teacher and student leaned to reflect on the experiences they both had for three years in the sociology classroom of the IFPB – Campina Grande Campus. The research was planned in a context of normality, the investigation was carried out remotely due to the COVID-19 pandemic period, alternatively through Dialog Wheels, Letters and Google Forms Questionnaire. These learning tools were adapted in order to guarantee collaborative spaces for the construction of knowledge, producing reflections and systematization of the experiences of teaching and learning Sociology on the “classroom floor”. The Students got involved in the collective debate, building reflections between their lives and sociological learning. The exchange spaces made it possible to increase the understanding and explanation of facts beyond everyday relationships. The spaces for debates and exchanges made it possible to increase the understanding and explanation of facts beyond everyday relationships. In this way, the dialogue tools stimulated the search for a new basis through reading activities and debates and, therefore, encouraged young people to learn more and to know more. The dialogues around the purpose and meaning of Sociology were important to record and systematize the successful experience of dialogue as a teaching method and the consequent deepening of experiences that were reconstituted and complemented by consensual issues and highlights that generated other questions and addenda that were being elaborated in a distinctive and interested way. The dialogue rounds and the production of letters indicated that young people have a lot to say about Sociology and about High School, their relationships and perceptions based on experiences lived on the classroom floor and built from horizontalized relationships , non-hierarchical of the act of teaching and learning among the participants in the process. The research fully confirmed its working hypothesis: what meaning does sociology have for IFPB students? This working hypothesis implies that the production of meaning does not take place outside the school, it must be pursued in the everyday life of the classroom. The ones who produce meaning are the students and the teacher who live the experience of teaching and learning and, therefore, of exchanging experiences and knowledge.
Keywords: Sociologia
Diálogo
Sentido
Ensino Médio Integrado
Sociology
Dialogue
Meaning
Integrated High School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23565
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DE SOUZA ALMEIDA - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2021.pdfAna Paula de Souza Almeida - Dissertação (PROFSOCIO) CH 20211.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.