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Title: Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto.
Other Titles: Evaluation of the mechanical properties of asphalt mixtures produced with CAP modified by lignin from eucalyptus.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEREDO, Aline Figueirêdo Nóbrega de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ZIEGLER, Christian Rafael.
???metadata.dc.contributor.referee3???: VITORINO, Conrado César.
Keywords: Misturas asfálticas;Pavimentação asfáltica;Ligantes asfálticos;Geotecnia;Cimento asfáltico de petróleo;Lignina do eucalipto;Eucalipto - lignina - mistura asfáltica;Geotécnica;Viscosidade rotacional;Granulometria por peneiramento;Propriedades mecânicas - misturas asfálticas;Asphalt mixtures;Asphalt paving;Asphalt binders;Geotechnics;Petroleum asphalt cement;Eucalyptus lignin;Eucalyptus - lignin - asphalt mix;Geotechnics;Rotational viscosity;Sieving granulometry;Mechanical properties - asphalt mixtures
Issue Date: Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576
???metadata.dc.description.resumo???: A pavimentação asfáltica brasileira, assim como de outros países, necessita constantemente de avaliação e renovação devido à deterioração dos pavimentos, notadamente dos pavimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes, entre outras causas. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, reduzir as trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar as propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto nos teores de 3 e 6%. A resistência a tração apresentou valor mais alto no teor 3% de eucalipto no ligante e conclui-se que este material possui a rigidez mais adequada a este parâmetro. Houve aumento do Módulo de Resiliência com o incremento do teor de eucalipto no ligante asfáltico; Quanto a Resistência Retida à Tração, houve diminuição em relação ao ligante puro mostra que nesta condição parcialmente saturada as amostras com adição de teores de eucalipto apresentam menor adesão agregado-ligante mais evidente na amostra de teor 3%; O ensaio de Módulo Dinâmico confirmou que adição de teores de eucalipto na mistura confere um aumento na rigidez. A partir da realização de ensaios de módulo de resiliência, Lottman modificado, tração indireta e módulo dinâmico. Observou-se que adição da lignina ao ligante proporcionou melhorias de suas propriedades.
Abstract: Brazilian asphalt paving, as well as other countries, is constantly in need of evaluation and renovation due to the deterioration of pavements, notably asphalt pavements. The existing pathologies originate from the bad use of the road due to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the constructive process execution, the use of materials with insufficient properties to meet the need, and also of the current climatic conditions, among other causes. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase permanent deformation resistance, reduce cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. Thus, this study aims to evaluate the mechanical properties of asphalt mixtures produced with lignin-modified CAP from eucalyptus at levels of 3 and 6%. The tensile strength presented a higher value in the 3% eucalypt content in the binder and it was concluded that this material has the most adequate stiffness to this parameter. There was increase of the Resilience Module with the increase of the eucalyptus content in the asphalt binder. As for tensile strength, there was a decrease in relation to the pure binder, which shows that in this partially saturated condition the samples with addition of eucalyptus contents present a lower aggregate-binder adhesion more evident in the 3% sample; The Dynamic Modulus assay confirmed that addition of eucalyptus contents in the blend gives an increase in stiffness. From the realization of resilience modulus tests, modified Lottman, indirect traction and dynamic modulus. It was observed that addition of the lignin to the binder provided improvements in its properties.
Keywords: Misturas asfálticas
Pavimentação asfáltica
Ligantes asfálticos
Geotecnia
Cimento asfáltico de petróleo
Lignina do eucalipto
Eucalipto - lignina - mistura asfáltica
Geotécnica
Viscosidade rotacional
Granulometria por peneiramento
Propriedades mecânicas - misturas asfálticas
Asphalt mixtures
Asphalt paving
Asphalt binders
Geotechnics
Petroleum asphalt cement
Eucalyptus lignin
Eucalyptus - lignin - asphalt mix
Geotechnics
Rotational viscosity
Sieving granulometry
Mechanical properties - asphalt mixtures
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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