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dc.creator.IDFERREIRA JÚNIOR, K. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3041422427950900pt_BR
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor1IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor-co1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.referee1AZEREDO, Aline Figueirêdo Nóbrega de.
dc.contributor.referee1IDAZEREDO, A. F. N.pt_BR
dc.contributor.referee2ZIEGLER, Christian Rafael.
dc.contributor.referee2IDZIEGLER, C. R.pt_BR
dc.contributor.referee3VITORINO, Conrado César.
dc.contributor.referee3IDVITORINO, C. C.pt_BR
dc.description.resumoA pavimentação asfáltica brasileira, assim como de outros países, necessita constantemente de avaliação e renovação devido à deterioração dos pavimentos, notadamente dos pavimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes, entre outras causas. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, reduzir as trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar as propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto nos teores de 3 e 6%. A resistência a tração apresentou valor mais alto no teor 3% de eucalipto no ligante e conclui-se que este material possui a rigidez mais adequada a este parâmetro. Houve aumento do Módulo de Resiliência com o incremento do teor de eucalipto no ligante asfáltico; Quanto a Resistência Retida à Tração, houve diminuição em relação ao ligante puro mostra que nesta condição parcialmente saturada as amostras com adição de teores de eucalipto apresentam menor adesão agregado-ligante mais evidente na amostra de teor 3%; O ensaio de Módulo Dinâmico confirmou que adição de teores de eucalipto na mistura confere um aumento na rigidez. A partir da realização de ensaios de módulo de resiliência, Lottman modificado, tração indireta e módulo dinâmico. Observou-se que adição da lignina ao ligante proporcionou melhorias de suas propriedades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto.pt_BR
dc.date.issued2019-06
dc.description.abstractBrazilian asphalt paving, as well as other countries, is constantly in need of evaluation and renovation due to the deterioration of pavements, notably asphalt pavements. The existing pathologies originate from the bad use of the road due to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the constructive process execution, the use of materials with insufficient properties to meet the need, and also of the current climatic conditions, among other causes. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase permanent deformation resistance, reduce cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. Thus, this study aims to evaluate the mechanical properties of asphalt mixtures produced with lignin-modified CAP from eucalyptus at levels of 3 and 6%. The tensile strength presented a higher value in the 3% eucalypt content in the binder and it was concluded that this material has the most adequate stiffness to this parameter. There was increase of the Resilience Module with the increase of the eucalyptus content in the asphalt binder. As for tensile strength, there was a decrease in relation to the pure binder, which shows that in this partially saturated condition the samples with addition of eucalyptus contents present a lower aggregate-binder adhesion more evident in the 3% sample; The Dynamic Modulus assay confirmed that addition of eucalyptus contents in the blend gives an increase in stiffness. From the realization of resilience modulus tests, modified Lottman, indirect traction and dynamic modulus. It was observed that addition of the lignin to the binder provided improvements in its properties.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576
dc.date.accessioned2022-02-16T10:39:26Z
dc.date.available2022-02-16
dc.date.available2022-02-16T10:39:26Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectLignina do eucaliptopt_BR
dc.subjectEucalipto - lignina - mistura asfálticapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectViscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectGranulometria por peneiramentopt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicas - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectEucalyptus ligninpt_BR
dc.subjectEucalyptus - lignin - asphalt mixpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectRotational viscositypt_BR
dc.subjectSieving granulometrypt_BR
dc.subjectMechanical properties - asphalt mixturespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the mechanical properties of asphalt mixtures produced with CAP modified by lignin from eucalyptus.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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