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dc.creator.IDBEZERRA, L. E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140959716200037pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUSA, Talita Miranda de.
dc.contributor.advisor2IDSOUSA, T. M.
dc.contributor.advisor2LattesSOUSA, T. M.
dc.contributor.referee1LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee2CARVALHO, Jeovanesa Regis de.
dc.description.resumoAs misturas asfálticas usinadas à quente, comumente utilizadas nas rodovias brasileiras, embora tenham potencial de resistência aos esforços solicitantes, tem acarretado em fatores negativos em alguns aspectos. Devido as elevadas temperaturas de produção das misturas usinadas à quente, estas necessitam de um elevado consumo energético, resultando em prejuízos ambientais e financeiros e os fumos de asfalto liberados, colocam em risco a saúde dos trabalhadores a eles expostos. Por esse motivo, desenvolveram-se estudos visando amenizar essa problemática, dentre as análises realizadas observou-se que a redução nas temperaturas de usinagem e compactação é uma alternativa viável na produção dos revestimentos asfálticos, reduzindo os problemas desencadeados pelas misturas usinadas à quente, tal redução pode ser alcançada com o uso de misturas asfálticas mornas (MAMs), desenvolvidas pelo uso de aditivos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o efeito da variação da temperatura de compactação de misturas asfálticas modificadas com 1% de cera de abelha, analisando as propriedades físicas do ligante e mecânicas da mistura. A escolha da cera de abelha como aditivo modificador deu-se devido ao seu potencial na produção de misturas asfálticas mornas, visto que, por possuir um ponto de fusão entre 63°C e 64°C, tende a reduzir a viscosidade do ligante quando aquecido, reduzindo assim as temperaturas de usinagem e compactação. O método de dosagem utilizado foi o SUPERPAVE e o processo foi realizado para duas temperaturas, sendo uma a temperatura encontrada por meio do ensaio de Viscosidade Rotacional e a outra com 10°C a menos. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a redução da temperatura ideal de compactação e o uso da cera de abelha como aditivo tem resultados eficazes, com todos os parâmetros exigidos para uso em pavimentação atendidos e proporcionando, em alguns aspectos, características mecânicas superiores aos encontrados utilizando a temperatura de referência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleInfluência da temperatura de usinagem e compactação em misturas asfálticas modificadas com cera de abelha.pt_BR
dc.date.issued2019
dc.description.abstractHot-machined asphalt mixtures, commonly used on Brazilian highways, although they have the potential to withstand stresses, have resulted in negative factors in some respects. Due to the high production temperatures of hot machined mixtures, they require high energy consumption, resulting in environmental and financial losses and the released asphalt fumes endanger the health of workers exposed to them. For this reason, studies have been developed to alleviate this problem. Among the analyzes performed, it was observed that the reduction in machining and compaction temperatures is a viable alternative in the production of asphalt coatings, reducing the problems caused by hot machined mixtures, such as Reduction can be achieved with the use of warm asphalt mixtures (MAMs) developed by the use of additives. In this context, the objective of this research was to evaluate the effect of variation of the compaction temperature of asphalt mixtures modified with 1% beeswax, analyzing the binder physical and mechanical properties of the mixture. The choice of beeswax as a modifying additive was due to its potential in the production of warm asphalt mixtures, as melting point between 63 ° C and 64 ° C tends to reduce binder viscosity when heated. thus reducing machining and compaction temperatures. The dosing method used was SUPERPAVE and the process was performed at two temperatures, one being the temperature found by the Rotational Viscosity test and the other with 10 ° C less. Given the results obtained, it was concluded that the reduction of the ideal compaction temperature and the use of beeswax as an additive has effective results, with all the parameters required for paving use met and providing, in some aspects, mechanical characteristics superior to the ones. found using the reference temperature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23577
dc.date.accessioned2022-02-16T10:48:24Z
dc.date.available2022-02-16
dc.date.available2022-02-16T10:48:24Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTemperatura de usinagem - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas modificadaspt_BR
dc.subjectCera de abelha - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas mornaspt_BR
dc.subjectAditivos - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectCera de carnaúbapt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectAgregadospt_BR
dc.subjectGranulometriapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectDosagem SUPERPAVEpt_BR
dc.subjectMachining temperature - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectModified asphalt mixturespt_BR
dc.subjectBeeswax - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectWarm asphalt mixturespt_BR
dc.subjectAdditives - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectCarnauba waxpt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectAggregatespt_BR
dc.subjectGranulometrypt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectSUPERPAVE dosagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Larissa Érika Frazão.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of machining temperature and compaction in asphalt mixtures modified with beeswax.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Larissa Érika Frazão. Influência da temperatura de usinagem e compactação em misturas asfálticas modificadas com cera de abelha. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23577pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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