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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23585
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SANTOS, L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911102070169243 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, John Kennedy Guedes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, J. K. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. | - |
dc.description.resumo | Para a maioria das aplicações rodoviárias, os asfaltos convencionais têm bom comportamento, satisfazendo plenamente os requisitos necessários para o desempenho adequado das misturas asfálticas sob o tráfego e sob as condições climáticas. No entanto, para condições de volume de veículos comerciais e peso por eixo crescente, ano a ano, em rodovias especiais ou nos aeroportos, em corredores de tráfego pesado canalizado e para condições adversas de clima, com grandes diferenças térmicas entre inverno e verão, tem sido cada vez mais necessário o uso de modificadores das propriedades dos asfaltos. Deste modo, este estudo tem como objetivo principal avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente do eucalipto. Foram realizadas as misturas da lignina ao ligante asfáltico nos teores de 3%, 6% e 9% e foram realizados os ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade e penetração antes e após envelhecimento. A adição de lignina promoveu melhorias nas propriedades físicas do ligante asfáltico em estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Caracterização física do ligante asfáltico modificado por lignina proveniente do eucalipto. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.description.abstract | For most road applications, conventional asphalts perform well, fully satisfying the requirements for the proper performance of asphalt mixtures under traffic and under climatic conditions. However, for commercial vehicle volume and growing axle weight, year-on-year, on special highways or at airports, on heavyduty canalized traffic corridors and for adverse weather conditions, with large thermal differences between winter and summer, the use of asphalt property modifiers has become increasingly necessary. Thus, this study has as main objective to evaluate the physical properties of the modified asphaltic binder by addition of lignin from eucalyptus. The mixtures of lignin to the asphalt binder were carried out at 3%, 6% and 9%, and softening point, viscosity and penetration tests were performed before and after aging. It is expected that the addition of lignin promotes the improvement of the physical properties of the asphalt binder under study. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23585 | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:31:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16 | - |
dc.date.available | 2022-02-16T11:31:06Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ligante asfáltico modificado | pt_BR |
dc.subject | Lignina - eucalipto | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia | pt_BR |
dc.subject | Asfalto modificado por polímeros | pt_BR |
dc.subject | Modified asphalt binder | pt_BR |
dc.subject | Lignin - Eucalyptus | pt_BR |
dc.subject | Asphalt paving | pt_BR |
dc.subject | Geotechnics | pt_BR |
dc.subject | Polymer modified asphalt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Loraynne de Sousa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Physical characterization of lignin-modified asphalt binder from eucalyptus. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Loraynne de Sousa. Caracterização física do ligante asfáltico modificado por lignina proveniente do eucalipto. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23585 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias |
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