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Title: Influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas.
Other Titles: Influence of the addition of porcelain polishing residue on the properties of asphalt mixtures.
???metadata.dc.creator???: LINS, Luanna Bezerra de Luna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CARVALHO, Jeovanesa Régis de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.
Keywords: Misturas asfálticas;Resíduo de polimento de porcelanato;Ensaio de Lottman;Metodologia SUPERPAVE;Caracterização mecânica de misturas asfálticas;Pavimentação asfáltica;Ensaio de resistência à tração indireta por compressão diametral;Ensaio do módulo de resiliência;Ensaio de resistência ao dano por umidade reduzida;Plano Nacional de Resíduos Sólidos;Gerenciamento de resíduos sólidos;Resíduos da Construção Civil;Cinzas volantes;Escória de alto forno;Asphalt mixtures;Porcelain polishing residue;Lottman test;SUPERPAVE Methodology;Mechanical characterization of asphalt mixtures;Asphalt paving;Indirect tensile strength test by diametral compression;Resilience module test;Reduced moisture damage resistance test;National Solid Waste Plan;Solid waste management;Civil Construction Waste;Fly ash;Blast furnace slag
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LINS, Luanna Bazerra de Luna. Influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23586
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente existe uma preocupação com a destinação final dos resíduos sólidos (RS) de origem mineral gerados nas indústrias, como consequência sua disposição final em aterros sanitários geram um grande volume. Tendo em vista diminuir a quantidade de RS nos aterros, soluções alternativas estão sendo desenvolvidas para a sua reutilização. A utilização na fabricação de misturas asfálticas são uma alternativa das de destinação pois possuem características similares aos seus componentes habituais. Esta pesquisa verificou uma reutilização do Resíduo do Polimento do Porcelanato (RPP) nas misturas asfálticas como material de enchimento (filer). Para tanto, fez-se caracterização mecânica de misturas asfálticas com a cal e com a substituição do RPP, através da metodologia SUPERPAVE, no qual foram realizados os ensaios de resistência à tração indireta por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR) e resistência ao dano por umidade induzida – Lottman modificado. Os resultados obtidos nos ensaios de RT foram similares para os dois fileres, para o MR demonstraram que a substituição do filer não sofreu discrepância na resistência, possuindo valores muito próximos também, para o DNIT, a cal dispondo de um valor maior e para o ASTM o RPP apresentando um valor levemente acima. No ensaio de Lottman modificado resultou numa queda da resistência, possuindo a relação de resistência retida à tração para a cal de 87,6% e para o RPP de 54,8%. Portanto, é importante que para uma correta utilização do RPP em misturas asfálticas também sejam incorporados aditivos melhoradores de adesividade.
Abstract: Currently there is a concern with the final destination of the solid waste of mineral origin (SW) generated in the industries, as a consequence its final disposal in landfills generate a great volume. In order to decrease the amount of SW in the landfills alternative solutions are being developed for its reuse. The use in the manufacture of asphalt mixtures is an alternative destination since they have characteristics similar to their usual components. This research intends to make feasible a reuse of the Porcelain Polish Residue (PPR) in the asphalt mixtures as a filler. For this purpose, the mechanical characterization of asphalt mixtures with quicklime and PPR substitution was carried out using the SUPERPAVE methodology, in which the tensile strength tests were performed using diametrical compression (TS), resilient modulus (RM) and resistance to damage by induced humidity - modified Lottman. The results obtained in the TS test were similar, for the RM they showed that the substitution of the filer was not dissimilar in the resistance, having values very close also, for the DNIT to quicklime having a higher value and for the ASTM the PPR presenting a value slightly above. In the modified Lottman assay resulted in a drop in strength, having the traction retained strength ratio for quicklime of 87.6% and for PPR of 54.8%. Therefore, it is important that for the correct use of the PPR in asphalt mixtures also additives are added adhesion improving.
Keywords: Misturas asfálticas
Resíduo de polimento de porcelanato
Ensaio de Lottman
Metodologia SUPERPAVE
Caracterização mecânica de misturas asfálticas
Pavimentação asfáltica
Ensaio de resistência à tração indireta por compressão diametral
Ensaio do módulo de resiliência
Ensaio de resistência ao dano por umidade reduzida
Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Gerenciamento de resíduos sólidos
Resíduos da Construção Civil
Cinzas volantes
Escória de alto forno
Asphalt mixtures
Porcelain polishing residue
Lottman test
SUPERPAVE Methodology
Mechanical characterization of asphalt mixtures
Asphalt paving
Indirect tensile strength test by diametral compression
Resilience module test
Reduced moisture damage resistance test
National Solid Waste Plan
Solid waste management
Civil Construction Waste
Fly ash
Blast furnace slag
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23586
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