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dc.creator.IDLINS, L. B. L.pt_BR
dc.creator.LattesLuanna Bezerra de Luna.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor2CARVALHO, Jeovanesa Régis de.-
dc.contributor.advisor2IDCARVALHO, J. R.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327628358298810-
dc.contributor.referee1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, M. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173283848995598pt_BR
dc.description.resumoAtualmente existe uma preocupação com a destinação final dos resíduos sólidos (RS) de origem mineral gerados nas indústrias, como consequência sua disposição final em aterros sanitários geram um grande volume. Tendo em vista diminuir a quantidade de RS nos aterros, soluções alternativas estão sendo desenvolvidas para a sua reutilização. A utilização na fabricação de misturas asfálticas são uma alternativa das de destinação pois possuem características similares aos seus componentes habituais. Esta pesquisa verificou uma reutilização do Resíduo do Polimento do Porcelanato (RPP) nas misturas asfálticas como material de enchimento (filer). Para tanto, fez-se caracterização mecânica de misturas asfálticas com a cal e com a substituição do RPP, através da metodologia SUPERPAVE, no qual foram realizados os ensaios de resistência à tração indireta por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR) e resistência ao dano por umidade induzida – Lottman modificado. Os resultados obtidos nos ensaios de RT foram similares para os dois fileres, para o MR demonstraram que a substituição do filer não sofreu discrepância na resistência, possuindo valores muito próximos também, para o DNIT, a cal dispondo de um valor maior e para o ASTM o RPP apresentando um valor levemente acima. No ensaio de Lottman modificado resultou numa queda da resistência, possuindo a relação de resistência retida à tração para a cal de 87,6% e para o RPP de 54,8%. Portanto, é importante que para uma correta utilização do RPP em misturas asfálticas também sejam incorporados aditivos melhoradores de adesividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleInfluência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractCurrently there is a concern with the final destination of the solid waste of mineral origin (SW) generated in the industries, as a consequence its final disposal in landfills generate a great volume. In order to decrease the amount of SW in the landfills alternative solutions are being developed for its reuse. The use in the manufacture of asphalt mixtures is an alternative destination since they have characteristics similar to their usual components. This research intends to make feasible a reuse of the Porcelain Polish Residue (PPR) in the asphalt mixtures as a filler. For this purpose, the mechanical characterization of asphalt mixtures with quicklime and PPR substitution was carried out using the SUPERPAVE methodology, in which the tensile strength tests were performed using diametrical compression (TS), resilient modulus (RM) and resistance to damage by induced humidity - modified Lottman. The results obtained in the TS test were similar, for the RM they showed that the substitution of the filer was not dissimilar in the resistance, having values very close also, for the DNIT to quicklime having a higher value and for the ASTM the PPR presenting a value slightly above. In the modified Lottman assay resulted in a drop in strength, having the traction retained strength ratio for quicklime of 87.6% and for PPR of 54.8%. Therefore, it is important that for the correct use of the PPR in asphalt mixtures also additives are added adhesion improving.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23586-
dc.date.accessioned2022-02-16T11:54:25Z-
dc.date.available2022-02-16-
dc.date.available2022-02-16T11:54:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectResíduo de polimento de porcelanatopt_BR
dc.subjectEnsaio de Lottmanpt_BR
dc.subjectMetodologia SUPERPAVEpt_BR
dc.subjectCaracterização mecânica de misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectEnsaio de resistência à tração indireta por compressão diametralpt_BR
dc.subjectEnsaio do módulo de resiliênciapt_BR
dc.subjectEnsaio de resistência ao dano por umidade reduzidapt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Resíduos Sólidospt_BR
dc.subjectGerenciamento de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectResíduos da Construção Civilpt_BR
dc.subjectCinzas volantespt_BR
dc.subjectEscória de alto fornopt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectPorcelain polishing residuept_BR
dc.subjectLottman testpt_BR
dc.subjectSUPERPAVE Methodologypt_BR
dc.subjectMechanical characterization of asphalt mixturespt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectIndirect tensile strength test by diametral compressionpt_BR
dc.subjectResilience module testpt_BR
dc.subjectReduced moisture damage resistance testpt_BR
dc.subjectNational Solid Waste Planpt_BR
dc.subjectSolid waste managementpt_BR
dc.subjectCivil Construction Wastept_BR
dc.subjectFly ashpt_BR
dc.subjectBlast furnace slagpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Luanna Bezerra de Luna.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the addition of porcelain polishing residue on the properties of asphalt mixtures.pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Luanna Bazerra de Luna. Influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23586pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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