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dc.creator.IDALMEIDA, L. K. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2676037350059311pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Adjamir Alves.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, A. A.pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS FILHO, Mauro Normando Macêdo.-
dc.contributor.referee1IDBARRIS FILHO, M. N. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0469020348899233pt_BR
dc.contributor.referee2CÂMARA, Araci Brasil de Arruda.-
dc.contributor.referee2IDCÂMARA, A. B. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861963493720143pt_BR
dc.description.resumoAtualmente a mobilidade urbana é um tema de fundamental importância no planejamento das cidades, pois impactos causados pelo desenvolvimento associado à falta de planejamento destas, têm afetado direitos básicos e indispensáveis à população; de ter acesso a todas as regiões da cidade, desfrutando as mínimas condições de segurança, eficiência, conforto, custo acessível e sendo sustentável. A partir desse contexto, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, através da Lei Federal no 12.587/2012 promove segundo as suas diretrizes, um conceito de transporte eficiente e sustentável, priorizando o transporte ativo e o público, sob o transporte individual e motorizado. Assim, o uso da bicicleta aparece como uma alternativa de transporte sustentável, pois não ocupa tanto espaço quanto um carro, é uma atividade física, não gera poluição e é de custo acessível. Campina Grande – PB nas últimas décadas tem apresentado um crescimento do número de automóveis de 146,93% (DENATRAN, 2016). A Av. Marechal Floriano Peixoto, tem início no centro da cidade e tem como fim do seu percurso a BR 230 muito próximo das zonas de crescimento da cidade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, analisar a viabilidade de construção de uma ciclovia nesta avenida, verificando a aceitação e percepção dos usuários, o perfil dos usuários de bicicleta, bem como, a opinião acerca do uso compartilhado. Na realização deste estudo foram aplicados 137 questionários, 39,4% in loco e 60,6% online. Foi verificado uma topografia adequada para uma rota cicloviária, muitos ciclistas transitando diariamente por motivo de trabalho, associado a um alto histórico de acidentes e com muitas insatisfações, em relação a posição dos motoristas, como também, necessidade de conectar ciclorrotas e bairros populares, com a região central da cidade,pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade técnica para a implantação de uma ciclofaixa em um trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractNowadays, urban mobility is a fundamental issue in cities planning, because impacts caused by the development of cities associated with lack of planning have affected basic and indispensable rights to the population; to have access to all regions of the city, enjoying the minimum conditions of safety, efficiency, comfort, affordable cost and being sustainable. Within this context, the National Policy on Urban Mobility, through Federal Law 12,587/ 2012, promotes according to its guidelines, a concept of efficient and sustainable transport, prioritizing active transport and the public, under individual and motorized transportation. Thus, the use of the bicycle appears as an alternative of sustainable transport, because it does not occupy as much space as a car, it is a physical activity, it does not generate pollution and it is of affordable cost. Campina Grande - PB in the last decades has presented a growth in the number of automobiles of 146.93% (DENATRAN, 2016). The Av. Marechal Floriano Peixoto starts in the center of the city and has as end of its route the BR 230 very close to the growth zones of this one. Therefore, this work aims to analyze the viability of building a cycle path in this avenue, verifying the acceptance and perception of users, the profile of bicycle users, as well as, the opinion about the shared. In the study 157 questionnaires were applied, 47% in loco and 53% online. Where a suitable topography for a cycling route has been verified, many cyclists transiting daily because of work, associated with a high accident history and with many dissatisfactions regarding the position of the drivers, as well as the need to connect cyclist’s path and popular neighborhoods with the downtown area.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23587-
dc.date.accessioned2022-02-16T11:55:33Z-
dc.date.available2022-02-16-
dc.date.available2022-02-16T11:55:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectConstrução Civilpt_BR
dc.subjectEdificaçõespt_BR
dc.subjectCampina Grande - PBpt_BR
dc.subjectInternship in Civil Engineeringpt_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.subjectBuildingspt_BR
dc.subjectCampina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Lukas kellynton Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnical feasibility study for the implementation of a cycle lane in a stretch of Avenida Marechal Floriano Peixoto.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Lukas Kellynton Alves de. Estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma ciclofaixa em um trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto. 2019. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23587pt_BR
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