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Title: Do texto ao texto: a leitura de HQs adaptadas de obras literárias clássicas sob a perspectiva da semiótica discursiva.
Other Titles: From text to text: the reading of comics adapted from classic literary works from the perspective of discursive semiotics.
???metadata.dc.creator???: HOLANDA, Francisco José.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Semiótica discursiva;História em quadrinhos;Leitura;Ensino fundamental;Discursive semiotics;Comic;Reading;Elementary School
Issue Date: 12-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HOLANDA, Francisco José. Do texto ao texto: a leitura de HQs adaptadas de obras literárias clássicas sob a perspectiva da semiótica discursiva. 2021. 214f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O domínio da habilidade de leitura é extremamente importante em uma sociedade letrada na cultura da escrita. E ler bem implica mais que decodificar. Desse modo, ler é saber interpretar e reconhecer sentidos orientados, diferenciando a realidade de cada texto lido. No processo de leitura do texto literário, a Semiótica fornece importantes contribuições, a fim de gerar no leitor uma efetiva produção de sentido do texto. A partir dessas considerações, a Semiótica se estabelece entre as ciências sociais como a ciência da significação, objetivando estudar os percursos semióticos verbais, não verbais e sincréticos. O objetivo desta pesquisa é investigar o desenvolvimento da competência leitora e as aspirações de leitura dos alunos, com o fito de construir uma proposta de intervenção didática em leitura de adaptações de obras literárias para História em Quadrinhos, com base na Semiótica Discursiva. Para tanto, articulamos um arcabouço teórico com ênfase nas concepções de leitura em diálogo com a Semiótica Discursiva, como base para a construção do produto técnico em leitura; discutimos a importância das Histórias em Quadrinhos para a promoção da leitura em sala de aula; relacionamos impressões de leitura expressas e percebidas pelos alunos durante a entrevista e a observação da aula de leitura; elaboramos um protótipo de um Caderno Estruturado de Leitura Textual (CELT) intitulado Ilha da Significação com uma adaptação em Histórias em Quadrinhos de uma obra da literatura clássica brasileira. A base teórica que serviu de apoio é a da Semiótica Discursiva com Greimas e Courtés (2008), Pietroforte (2009), Zilberberg e Fontanille (2001) e Fontanille (2007), e teorias voltadas para a leitura, apregoadas por Solé (1998), Kleiman (2012), Koch (2008), Antunes (2009), e outros que seguem a mesma proposta teórica, de um lado. De outro, para o trato com quadrinhos, foram utilizadas as reflexões de Cagnin (2014), Ramos (2014) e Vergueiro (2017). Esta é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, realizada com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino Fundamental José Cardoso de Araújo, localizada no Sítio Aroeiras, Distrito José de Alencar, zona rural da cidade de Iguatu-CE, os quais foram convidados a participar juntamente com o professor de Língua Portuguesa que atua nesta turma. Levando em consideração a entrevista com a turma de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental José Cardoso de Araújo, foi notória a recorrência do desejo dos alunos em terem, em sala de aula, uma atividade envolvendo histórias em quadrinhos e o conhecido jogo Garena Free Fire, jogado por quase toda a turma. Com base nestas reflexões teóricas e nas aspirações dos alunos, o resultado desta pesquisa foi um Caderno Estruturado de Leitura Textual (CELT) intitulado de Ilha da Significação como meio de significa o livro O Guarani, de Ivan Jaf.
Abstract: Mastery of reading skills is extremely important in a society literate in the culture of writing. And reading well implies more than decoding. Thus, reading means knowing how to interpret and recognize meanings, differentiating the reality of each text read. In the process of reading the literary text, Semiotics provides important contributions in order to generate in the reader an effective production of the text's meaning. From these considerations, according to Cursino (2013), Semiotics is established among the social sciences as the science of meaning, aiming to study the semiotic verbal, nonverbal and syncretic pathways. The objective of this research is to investigate the development of reading competence and the reading aspirations of students, with the aim of building a didactic intervention proposal in reading adaptations of literary works for Comics History, based on Discursive Semiotics. To this end, we articulate a theoretical framework with an emphasis on the concepts of reading in dialogue with Discursive Semiotics, as a basis for the construction of the technical product in reading; we discussed the importance of Comics in promoting reading in the classroom; we relate reading impressions expressed and perceived by students during the interview and the observation of the reading class; we elaborated a prototype of a Structured Textual Reading Notebook (CELT) entitled Ilha da Significação with an adaptation in Comics by a work of classical Brazilian literature. The theoretical basis that served as support is that of Discursive Semiotics with Greimas and Courtés (2008), Pietroforte (2009), Zilberberg and Fontanille (2001) and Fontanille (2007), and theories focused on reading, proclaimed by Solé (1998) , Kleiman (2012), Koch (2008), Antunes (2009), and others who follow the same theoretical proposal, on the one hand. On the other hand, for the treatment with comics, the reflections of Cagnin (2014), Ramos (2014) and Vergueiro (2017) were used. This is an exploratory research with a qualitative approach, and was carried out with 25 students from the 9th grade of Elementary School II at José Cardoso de Araújo Elementary School, located in Sítio Aroeiras, District José de Alencar, rural area of the city of Iguatu-CE, who were invited to participate together with the Portuguese Language teacher who works in this class. Taking into account the interview with the 9th grade class of José Cardoso de Araújo Elementary School, the students' desire to have an activity involving comic books and the wellknown game Garena Free Fire was notorious. , played by almost the whole class, a fact also confirmed in the observation. Based on these theoretical reflections and students' aspirations, the result of this research was a Structured Textual Reading Notebook (CELT) entitled Ilha da Significação as a means of meaning the book O Guarani, by Ivan Jaf.
Keywords: Semiótica discursiva
História em quadrinhos
Leitura
Ensino fundamental
Discursive semiotics
Comic
Reading
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23592
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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