Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGARRIDO, W. X.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2976446769163583pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Udson.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, U.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8715098938592033pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, José Cezário de.-
dc.contributor.referee2FLORENTINO, Hugo da Silva.-
dc.description.resumoA Genética é uma área da Biologia que vem se destacando no cenário científico e tecnológico. Ela faz parte do conteúdo trabalhado no terceiro ano do Ensino Médio, e muitos alunos apresentam dificuldades em compreender seus conceitos básicos e sua relação com o cotidiano, uma decorrência da maneira superficial de como o ensino dessa disciplina vem sendo trabalhado nas escolas. Nesse aspecto, este estudo teve como objetivo fazer uma análise do ensino de Genética em uma escola da rede estadual de ensino, para avaliar as condições do processo de ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento em Sousa – PB, no primeiro semestre de 2017, com a participação de todos os professores de Biologia da escola e de alunos do terceiro ano do ensino médio. Foram elaborados e aplicados dois diferentes questionários; (1) um com questões de múltipla escolha, para os professores, onde foi abordado temas sobre as condições do processo ensino/aprendizagem de Genética; (2) outro com questões discursivas para os alunos do terceiro ano médio, pautando conceitos básicos de Genética. Os resultados nos permite concluir que o ensino de Genética ainda e falho e, por tanto, mudanças no processo de ensino/aprendizagem precisam ser feitas para mudar essa realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleO ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe genetic is a biology area which has been highlighting in the technology and scientific scene. It is part of content worked in the third year of high school, and many students have difficulties to understand the basic concepts and its relation with daily, a consequence in the superficial way of how teaching this discipline it has been worked at the schools. Thus, the research aimed to do an analysis of the teaching of Genetics in the public school, to evaluate the condition of the teaching/learning process. The research was developed in the Public High school Mestre Júlio Sarmento in the Sousa city, in the first semester of 2017, with the all Biology teachers of school and the students of third grade of high school. Were elaborated and applied two different questionnaires; (1) one with multiple choice questions, for teachers, which was approached themes about the conditions of the process teaching / learning of Genetics; (2) other with discursive questions for students of the third grade of high school, ruled in basic concepts of Genetic. The results allow us to conclude that the teaching of Genetics is still flawed and, therefore, changes in the teaching / learning process need to be done to improve this reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23593-
dc.date.accessioned2022-02-16T13:46:10Z-
dc.date.available2022-02-16-
dc.date.available2022-02-16T13:46:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGenética- ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectGenética aprendizagempt_BR
dc.subjectGenetics - high schoolpt_BR
dc.subjectTeaching geneticspt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectLearning geneticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGARRIDO, Wagner Xavier.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of genetics in a public school in the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGARRIDO, Wagner Xavier. O ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER XAVIER GARRIDO. TCC. LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS.2017.pdfWagner Xavier Garrido. TCC. Licenciatura em ciências Biológicas. 2017.692.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.