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Title: Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual.
Other Titles: Study of the rheological properties of the modified asphalt binder with the addition of residual vegetable oil.
???metadata.dc.creator???: KRAU, Marcela Maria Toscano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: TORRES, Paulo Roberto Barreto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.
Keywords: Ligante asfáltico modificado - óleo vegetal residual;Óleo vegetal residual - mistura asfáltica Misturas asfálticas;Reologia - ligantes asfálticos;Geotecnia;Óleo de cozinha vegetal residual;Ensaio de penetração;Ponto de amolecimento;Fluência e recuperação sob tensões múltiplas;Varredura linear de amplitude de deformação;Pavimentação asfáltica;Modified asphalt binder - residual vegetable oil;Residual vegetable oil - asphalt mix;Asphalt mixtures;Rheology - asphalt binders;Geotechnics;Residual vegetable cooking oil;Penetration test;Softening point;Creep and recovery under multiple stresses;Linear Sweep of Deformation Amplitude;Asphalt paving
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: KRAU, Marcela Maria Toscano. Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595
???metadata.dc.description.resumo???: O óleo vegetal residual é obtido em larga escala como um subproduto da indústria alimentícia, porém o excedente ao ser descartado de forma inadequada prejudica o meio ambiente, surgindo interesse na busca de maneiras alternativas para sua destinação. Diante do potencial que o Brasil possui para produção do óleo vegetal residual, e dos resultados satisfatórios da incorporação desse produto na mistura asfáltica, por apresentarem propriedades antioxidantes, e aspirando a redução do descarte no meio ambiente do óleo usado, esta pesquisa propõe um estudo sobre as propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificadas com a adição do óleo vegetal residual, com o intuito de proporcionar: melhoraria no comportamento reológico das misturas asfálticas a fim que estas sejam mais resistentes ao envelhecimento, ao exibir reduzidas deformações permanentes, uma maior vida de fadiga e garantir a sustentabilidade ao reinserir o óleo que já foi utilizado no ciclo produtivo. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 com a adição do óleo vegetal residual, nos teores de 1%, 2% e 3%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFOT, os ensaios físicos convencionais de penetração e ponto de amolecimento, ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), fluência e recuperação sob tensões múltiplas (MSCR) e varredura linear de amplitude (LAS). Os resultados indicaram aumento da vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento, com um destaque positivo para o teor de 2% que apresentou os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse resíduo é uma alternativa viável do ponto de vista reológico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e por questões energéticas por reduzir as temperaturas de usinagem e compactação.
Abstract: Residual vegetable oil is obtained on a large scale as a by-product of the food industry, but the excess that is improperly disposed of harms the environment, and there is interest in finding alternative ways to dispose of it. Given the potential that Brazil has for the production of residual vegetable oil, and the satisfactory results of incorporating this product in the asphalt mixture, as they have antioxidant properties, and aspiring to reduce the disposal of waste oil in the environment. This research proposes a study on the rheological properties of asphalt binders modified with the addition of residual vegetable oil in order to provide: would improve the rheological behavior of asphalt mixtures so that they are more resistant to aging by exhibiting reduced permanent deformations, longer fatigue life and ensure sustainability by reinserting the oil that has already been used in the production cycle. Thus, this research aims to study the modification of the 50/70 asphalt binder with the addition of residual vegetable oil, in the contents of 1%, 2% and 3%. RTFOT aging procedure, conventional physical penetration and softening point tests, rheological tests of rotational viscosity, degree of performance (PG), creep and multiple stress recovery (MSCR) and linear amplitude scanning (LAS) were performed. ). The results indicated increased fatigue life, resistance to permanent deformation and retarded the aging process, with a positive highlight for the 2% content that presented the best rheological yields. Thus, the use of this residue is a viable alternative from a rheological point of view, and may be environmentally friendly as it avoids improper material disposal and due to energy issues as it reduces machining and compaction temperatures.
Keywords: Ligante asfáltico modificado - óleo vegetal residual
Óleo vegetal residual - mistura asfáltica Misturas asfálticas
Reologia - ligantes asfálticos
Geotecnia
Óleo de cozinha vegetal residual
Ensaio de penetração
Ponto de amolecimento
Fluência e recuperação sob tensões múltiplas
Varredura linear de amplitude de deformação
Pavimentação asfáltica
Modified asphalt binder - residual vegetable oil
Residual vegetable oil - asphalt mix
Asphalt mixtures
Rheology - asphalt binders
Geotechnics
Residual vegetable cooking oil
Penetration test
Softening point
Creep and recovery under multiple stresses
Linear Sweep of Deformation Amplitude
Asphalt paving
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595
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