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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | CELESTINO, M. A. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3988269392657999 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTA CRUZ, Walter. | |
dc.contributor.advisor1ID | SANTA CRUZ, W. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171470119353085 | pt_BR |
dc.description.resumo | O avanço tecnológico tem provocado interações humanas mais rápidas e dinâmicas, devido a isso e a vasta extensão territorial do país o transporte aéreo tem se tornado a solução para o deslocamento rápido e seguro. Sendo considerado o meio de transporte mais seguro, o transporte aéreo apresenta diversos regulamentos para as condições físicas e operacionais de um aeroporto, tendo como principal no país o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC. Nesta pesquisa estudou-se os aspectos da infraestrutura aeroportuária do aeroporto de Campina Grande para a sua situação atual e a projeção para o período em que será feita a concessão, utilizando como base para o estudo da pesquisa dados das instituições responsáveis pelo aeroporto: Infraero e a ANAC, além do estudo que foi utilizado como base para o processo de concessão. A análise se deu de acordo com o a aeronave crítica que opera no aeroporto, o Boeing 737-800. O aeroporto apresentou algumas inconformidades tanto na situação atual como na projeção apresentada, como por exemplo, o comprimento da pista de pouso e decolagem foi inferior ao necessário para operação da aeronave de projeto, provocando assim restrições operacionais. Tendo-se então como possível solução a mudança de lugar do aeroporto para que o mesmo opere nas condições ideais devido as suas limitações territoriais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Infraestrutura portuária: estudo de caso do Aeroporto Presidente João Suassuna - Campina Grande/PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-12 | |
dc.description.abstract | The technological advance has led to faster and dynamic human interactions, because of this and the vast territorial extension of the country, air transport has become the solution for rapid and safe travel. Being considered the most secure means of transport, air transport presents several regulations for the physical and operational conditions of an airport, having as main in the country the Brazilian Civil Aviation Regulation - RBAC. In this research the aspects of the airport infrastructure of Campina Grande airport were studied for its current situation and the projection for the period in which the concession will be made, using as basis for the study the data from the institutions responsible for the airport: Infraero and the ANAC, and the study that was used as the basis for the concession process. The analysis took place according to the critical aircraft operating at the airport, in the Boeing 737-800. The airport presented some inconsistencies both in the current situation and in the projection presented, for example, the length of the runway was less than required for the operation of the design aircraft, thus causing operational restrictions. There is then as one possible solution to relocate the airport so that it operates in the ideal conditions due to its territorial restrictions. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23597 | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T17:47:31Z | |
dc.date.available | 2022-02-16 | |
dc.date.available | 2022-02-16T17:47:31Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aeroporto Presidente João Suassuna - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura portuária | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso - Aeroporto | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | Aeronave crítica | pt_BR |
dc.subject | Pista de pouso e decolagem | pt_BR |
dc.subject | Regulamento Brasileiro de Aviação Civil | pt_BR |
dc.subject | Aeroporto de Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Presidente João Suassuna Airport - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Port infrastructure | pt_BR |
dc.subject | Case Study - Airport | pt_BR |
dc.subject | Air Transport | pt_BR |
dc.subject | Critical aircraft | pt_BR |
dc.subject | Landing and take-off runway | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Civil Aviation Regulation | pt_BR |
dc.subject | Campina Grande Airport - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CELESTINO, Marcos Araújo de Souza. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Port infrastructure: a case study of Presidente João Suassuna Airport - Campina Grande/PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CELESTINO, Marcos Araújo de Souza. Infraestrutura portuária: estudo de caso do Aeroporto Presidente João Suassuna - Campina Grande/PB. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23597 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias |
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MARCOS ARAÚJO DE SOUZA CELESTINO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdf | Marcos Araújo de Souza Celestino - TCC Eng. Civil CTRN 2019. | 676.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
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