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dc.creator.IDQUEIROZ, R. F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797354567525193pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor2ZIEGLER, Christian Rafael.-
dc.contributor.advisor2IDZIEGLER, C. R.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811416151275780-
dc.description.resumoNo Brasil os defeitos mais recorrentes nas rodovias são o trincamento por fadiga e a deformação permanente. Dentre diversas causas, o surgimento de trincas no revestimento asfáltico se deve principalmente às cargas do tráfego repetidas, que reduzem consideravelmente a vida de serviço do pavimento, permitindo a entrada de água nas camadas granulares e estrutura da rodovia, ocasionando na sua deterioração de forma mais acelerada. Os ensaios laboratoriais são o principal recurso para estudo da fadiga, tradicionalmente a avaliação da fadiga é realizada por meio do ensaio de compressão diametral, que reconhecidamente apresenta limitações no estado de tensões desenvolvido. Em muitos países da Europa e América do Norte, métodos mais eficientes de previsão de fadiga já são uma realidade consolidada. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de contribuir para a disseminação do novo ensaio cíclico de Fadiga à Tração-Compressão Uniaxial, pouco realizado no Brasil, e estudar a teoria do Dano em Meio Contínuo Viscoelástico (S-VECD). Por meio da calibração do modelo S-VECD com o ensaio de fadiga por tração-compressão uniaxial é possível prever o desempenho à fadiga de misturas asfálticas independente da forma e amplitude do carregamento aplicado para induzir o dano. Foram realizados os ensaios de fadiga por compressão diametral, LAS e fadiga na tração-compressão uniaxial com objetivo de estudar esse fenômeno pela metodologia tradicional e nova. O ensaio de tração-compressão foi realizado satisfatoriamente, com ruptura bem definida e obtenção do número de ciclos que levou a mistura asfáltica à ruptura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial.pt_BR
dc.date.issued2019-07-
dc.description.abstractIn Brazil, the most recurrent defects on the highways are cracking due to fatigue and permanent deformation. Among several causes, the appearance of cracks in the asphalt coating is mainly due to the repeated traffic loads, which considerably reduce the service life of the pavement, allowing water to enter the granular layers and road structure, leading to deterioration in a more accelerated. Laboratory tests are the main resource for the study of fatigue, traditionally the evaluation of fatigue is performed through the diametrical compression test, which admittedly presents limitations in the state of tensions developed. In many countries in Europe and North America, more efficient methods of predicting fatigue are already a consolidated reality. In this sense, this work aims to contribute to the dissemination of the new cyclic Fadiga-Traction-Uniaxial Compression test, which has not been carried out in Brazil, and to study the theory of Viscoelastic Continuous Medium Damage (S-VECD). By calibrating the S-VECD model with the uniaxial tensile-compression fatigue test it is possible to predict the fatigue performance of asphalt mixtures regardless of the shape and amplitude of the load applied to induce the damage. The fatigue tests were performed by diametrical compression, LAS and fatigue in the uniaxial traction-compression in order to study this phenomenon by the traditional and new methodology. The tensile-compression test was performed satisfactorily, with well defined rupture and obtaining the number of cycles that led the asphalt mixture to rupture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616-
dc.date.accessioned2022-02-17T11:15:19Z-
dc.date.available2022-02-17-
dc.date.available2022-02-17T11:15:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectFadiga de misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectEnsaio cíclico de tração-compressão uniaxialpt_BR
dc.subjectEnsaio uniaxial cíclico de fadiga à tração-compressãopt_BR
dc.subjectDano em meio contínuo viscoelásticopt_BR
dc.subjectCalibração do modelo S-VECDpt_BR
dc.subjectTeoria do dano em meio contínuo viscoelástico - S-VECDpt_BR
dc.subjectS-VECD - Teoria do dano em meio contínuo viscoelásticopt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectAgregadospt_BR
dc.subjectDosagem superpavept_BR
dc.subjectAvaliação da fadiga - pavimentaçãopt_BR
dc.subjectCaracterização mecânicapt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectAsphalt mix fatiguept_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectCyclic uniaxial tensile-compression testpt_BR
dc.subjectCyclic uniaxial tensile-compression fatigue testpt_BR
dc.subjectDamage in viscoelastic continuous mediapt_BR
dc.subjectCalibration of the S-VECD modelpt_BR
dc.subjectTheory of damage in viscoelastic continuous media - S-VECDpt_BR
dc.subjectS-VECD - Theory of damage in viscoelastic continuous mediapt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectAggregatespt_BR
dc.subjectSuperpave dosagept_BR
dc.subjectFatigue assessment - pavingpt_BR
dc.subjectMechanical characterizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Rita Flávia Régis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of fatigue in asphalt mixtures by means of the cyclic uniaxial tension-compression test.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Rita Flávia Régis. Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial. 2019. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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