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dc.creator.IDPAULO, R. C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927689646852208pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.-
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, M. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Loredanna Melyssa.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, L. M.pt_BR
dc.description.resumoA malha rodoviária no Brasil é o principal modal de transporte e meio de circulação de pessoas e bens de consumo, sendo, portanto, fundamental para o crescimento social e econômico do país, bem como a interligação de suas regiões e integração da matriz de transporte brasileira. As principais patologias existentes nos pavimentos flexíveis brasileiros são originárias do elevado número de veículos e acréscimo de suas cargas, como também de condições ambientais e pouco ou ausente manutenção desse modal de transporte. Deste modo, a indústria da pavimentação tem focado no desenvolvimento e utilização de novas técnicas nos últimos anos, como a modificação de ligantes asfálticos, visando minimizar esses defeitos. Ademais, com o uso de modificadores, é possível reduzir as temperaturas de usinagem e compactação dos ligantes, produzindo as chamadas misturas mornas, proporcionando, também, benefícios na temática ambiental, por gerar maior economia de energia despendida e redução na emissão de gases causadores de efeito estufa. Por conseguinte, este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento físico e térmico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 1, 2 e 3% Foram realizados os ensaios de caracterização física, ensaio de envelhecimento a curto prazo (RTFO), ensaio de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, para determinação das novas propriedades físicas do material e avaliação da perda de massa com o aumento da temperatura. Verificou-se que a adição do óleo de copaíba ao ligante asfáltico promoveu a obtenção da melhoria das propriedades físicas e consequentemente a redução das temperaturas de usinagem e compactação, destacando-se o teor de 3% de óleo de adição de óleo de copaíba que apresentou os melhores resultados para os parâmetros analisados. Entretanto, o ligante modificado com esse teor não se encaixou na classificação de penetração para CAP 50/70, sendo necessário novos testes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba.pt_BR
dc.date.issued2019-12-
dc.description.abstractThe highway network in Brazil is the main means of transportation and circulation of people and consumer goods, and is therefore fundamental to the social and economic growth of the country, as well as the interconnection of its regions and integration of the Brazilian transportation matrix. The main pathologies existing in Brazilian flexible pavements originate from the high number of vehicles and the increase of their loads, as well as from environmental conditions and little or no maintenance of this mode of transportation. Thus, the paving industry has focused on the development and use of new techniques in recent years, such as modification of asphalt binders, to minimize these defects. Moreover, with the use of modifiers, it is possible to reduce the machining and compaction temperatures of the binders, producing the so-called warm mixtures, also providing benefits in the environmental theme, by generating greater energy savings and reduction in the emission of gases causing greenhouse effect. Therefore, this study aims to evaluate the physical and thermal behavior of modified asphalt binder CAP 50/70 by addition of copaiba oil in the contents of 1, 2 and 3%. The physical characterization tests were performed: thermodifferential analysis, thermogravimetric analysis. and exploratory differential calorimetry, to determine the thermal properties of the material and to evaluate mass loss with increasing temperature. It was verified that the addition of copaiba oil to the asphalt binder promoted the improvement of physical properties and consequently the reduction of machining and compaction temperatures, highlighting the content of 3% of copaiba oil addition oil that presented the best results for the analyzed parameters.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620-
dc.date.accessioned2022-02-17T11:29:18Z-
dc.date.available2022-02-17-
dc.date.available2022-02-17T11:29:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectÓleo de copaíba - asfaltopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectPonto de amolecimentopt_BR
dc.subjectViscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectModified asphalt binderpt_BR
dc.subjectCopaiba oil - asphaltpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.subjectSoftening pointpt_BR
dc.subjectRotational viscositypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAULO, Renan Camilo de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the physical properties of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil.pt_BR
dc.identifier.citationPAULO, Renan Camilo de Lima. Análise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620pt_BR
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