Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23637
Title: A efetividade na interpretação das mensagens das cores em coleções de vestuário pela geração Z.
Other Titles: The effectiveness in the interpretation of color messages in clothing collections by generation Z.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Ítalo José de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Camila Assis Peres.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUATTRER, Milena.
Keywords: Semiótica;Cores;Design de moda;Design da informação;Comunicação visual;Fashion design;Colors;Visual communication;Information design;Semiotics;Colores;Diseño de moda;Diseño de información;La comunicación visual;Sémiotique;Couleurs;Dessin de mode;Conception de l'information;Communication visuelle
Issue Date: 22-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, I. J. de M. A efetividade na interpretação das mensagens das cores em coleções de vestuário pela geração Z. 2021. 282 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Em sua atividade diária, designers de moda necessitam fazer escolhas temática-conceituais que demonstrem um poder criativo, entregando de maneira efetiva uma mensagem visual. Dentre os elementos da linguagem visual empregados nessa codificação, a cor, por seu aspecto simbólico, desempenha importante função para a comunicação destas mensagens. O presente trabalho de mestrado é parte de pesquisa acadêmica que intersecta os campos do design, moda e comunicação visual. Refere-se a uma investigação acerca do papel da cor na comunicação estético-simbólica de coleções de vestuário. Para tanto, apropria-se de abordagens multimétodos e qualitativas para responder a seguinte questão: Quais as possibilidades interpretativas das mensagens das cores em coleções de vestuário pela perspectiva da Geração Z quando comparadas com a intenção dos designers? Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória-descritiva e qualitativa, com recorte no público jovem. Baseando-se em que pesquisas anteriores que indicam a influência da idade e ambiente na interpretação da cor e dos produtos de design, optou-se por selecionar um grupo específico com acesso à internet. Este estudo foi conduzido online e tem como objetivo apresentar novas interpretações simbólicas da cor para produtos de vestuário na era digital, considerando a perspectiva de indivíduos pertencentes à Geração Z. Por fim, esse trabalho foi configurado a partir de três etapas de pesquisa. Na primeira fase, após a seleção de três coleções de vestuário que venceram o Concurso dos Novos, do Dragão Fashion Brasil, entre 2014 e 2019, foi feita uma análise semiótica de seus respectivos projetos cromáticos, em busca de identificar a relação da cartela de cores com o conceito gerador, observando as associações simbólicas construídas. As conexões semânticas delimitadas pela análise semiótica serviram como embasamento para a segunda e terceira fase, onde foi aplicada entrevista e questionário com 11 designers – os mesmos que codificaram as coleções de vestuário analisadas na primeira etapa da pesquisa –, caracterizando sua intencionalidade nas mensagens das cores e, com 160 potenciais consumidores de vestuário da Geração Z, descobrindo suas respectivas interpretações. Os métodos de coleta de dados utilizados na segunda e terceira fase da pesquisa foram a associação livre de palavras e o diferencial semântico – adotando como pares de palavras opostas as associações simbólicas delimitadas nas análises semióticas. Os dados coletados foram analisados por estatística descritiva básica e nuvem de palavras. De acordo com os resultados, a efetividade na entrega das mensagens das cores variou entre média e alta. Concluiu-se que os designers de moda empregam duas estratégias de codificação da cartela de cores: manutenção das simbologias cromáticas já difundidas em sociedade; e, subversão dos códigos das cores. Enquanto isso, os potenciais consumidores tenderam a interpretar as cores de acordo com os seus significados socioculturais propagados.
Abstract: Fashion designers need to make conceptual-thematic choices that demonstrate creative power, effectively delivering a visual message in their daily activity. Among the elements of visual language used in this codification, color plays an important role in communicating these messages due to its symbolic aspect. This master's work is part of academic research that intersects the fields of design, fashion, and visual communication. That master's research investigates the role of color in the aesthetic-symbolic communication of clothing collections. Therefore, it uses multi-method and qualitative approaches to answer the following question: What are the interpretive possibilities of color messages in clothing collections from the perspective of Generation Z when compared with the designers' intention? This is an applied research, exploratory-descriptive and qualitative research focusing on the young audience. Based on previous research that indicates the influence of age and environment on the interpretation of color and design products, we chose to select a specific group with internet access. This study was conducted online and aims to present new symbolic interpretations of color for clothing products in the digital age, considering the perspective of individuals belonging to Generation Z. Finally, this work was configured from three stages of research. In the first phase, after the selection of three clothing collections that won the Concurso dos Novos, in the Dragão Fashion Brasil, between 2014 and 2019, a semiotic analysis of their respective chromatic projects was carried out in order to identify the relationship of the color chart with the generative concept, observing the constructed symbolic associations. The semantic connections delimited by the semiotic analysis served as a foundation for the second and third phase, where an interview and questionnaire with 11 designers were applied - the same ones who coded the clothing collections analyzed in the first stage of the research -, characterizing their intentionality in the color messages and, with 160 potential Generation Z apparel consumers, discovering their respective interpretations. The data collection methods used in the second and third phases of the research were the free association of words and the semantic differential – adopting as pairs of opposite words the symbolic associations delimited in the semiotic analyses. The collected data were analyzed through basic descriptive statistics and word cloud. According to the results, the effectiveness in delivering color messages varied between medium and high. It was concluded that fashion designers employ two strategies for coding the color chart: maintaining chromatic symbologies already widespread in society; and subversion of color codes. Meanwhile, potential consumers tended to interpret colors according to their propagated sociocultural meanings.
Keywords: Semiótica
Cores
Design de moda
Design da informação
Comunicação visual
Fashion design
Colors
Visual communication
Information design
Semiotics
Colores
Diseño de moda
Diseño de información
La comunicación visual
Sémiotique
Couleurs
Dessin de mode
Conception de l'information
Communication visuelle
???metadata.dc.subject.cnpq???: Desenho
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23637
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍTALO JOSÉ DE MEDEIROS DANTAS - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2021.pdf23.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.