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Title: Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
Other Titles: Study of the implementation of a WSN system for prioritizing collective public transport by bus at a traffic light intersection in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ARRUDA, Sonaly Mendes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa.
Keywords: Sistema WSN;Transporte público coletivo - Campina Grande - PB;Ônibus;Mobilidade urbana;Engenharia de tráfego;Sistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PB;Trânsito de Campina Grande - PB;Tecnologias de trânsito;WSN System;Collective public transport - Campina Grande - PB;Buses;Urban mobility;Traffic engineering;Wireless sensor system - traffic - Campina Grande - PB;Traffic in Campina Grande - PB;Traffic technologies
Issue Date: Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. 2020. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
???metadata.dc.description.resumo???: O transporte público urbano é reflexo das demandas diretas de seus usuários, como os fatores sociais, econômicos e culturais que os definem. Dentre os parâmetros de análise da eficiência do transporte público por ônibus em uma cidade, o tempo de viagem e o custo são os de maior importância uma vez que implica diretamente no dia a dia dos usuários. Contudo, existe uma perda razoável de tempo nas interseções e nelas o transporte público por ônibus não possui nenhuma priorização, quando se é possível fazer com que os ônibus tenham diminuição no tempo total de viagem com a prioridade nos cruzamentos semafóricos. Diante disto, buscou-se uma alternativa que viesse a contribuir na qualidade do serviço oferecido pelo transporte público, sendo realizado estudo em uma interseção semafórica, na cidade de Campina Grande – PB, composta por faixa exclusiva e que apresenta tráfego intenso. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de simulação da área objeto, utilizando o software de análise de tráfego PTV VISSIM, calibrado a partir do fluxo de veículos levantado em campo. Nesse estudo foram utilizadas duas lógicas de priorização do ônibus, a primeira é a lógica de redução no tempo de verde e a segunda de mudança de fase do ciclo semafórico. Os resultados para a lógica de redução do tempo de verde dos demais semáforos da interseção obteve-se um acréscimo de 23,68% na velocidade de operação dos ônibus, validando a eficácia do sistema em melhorar a eficiência do transporte público com soluções de lógica operacional de tráfego.
Abstract: Urban public transport is a reflection of the direct demands of its users, such as the social, economic and cultural factors that define them. Among the parameters for analyzing the efficiency of public transport by bus in a city, travel time and cost are the most important since it directly affects the daily lives of users. However, there is a reasonable loss of time at the intersections and public transport by bus does not have any prioritization, when it is possible to make the buses have a reduction in the total travel time with priority at traffic lights. In view of this, an alternative was sought that would contribute to the quality of the service offered by public transport, and a study was carried out at a traffic light intersection, in the city of Campina Grande - PB, composed of an exclusive lane and with heavy traffic. For this purpose, a simulation model of the object area was developed, using the traffic analysis software PTV VISSIM, calibrated from the flow of vehicles surveyed in the field. In this study, two bus prioritization logics were used, the first is the logic of reducing the green time and the second is the phase change of the traffic light cycle, the results for the logic of reducing the green time of the other traffic lights of the intersection obtained an increase of 23.68% in the speed of operation of the buses, validating the effectiveness of the system in improving the efficiency of public transport with solutions of operational logic of traffic.
Keywords: Sistema WSN
Transporte público coletivo - Campina Grande - PB
Ônibus
Mobilidade urbana
Engenharia de tráfego
Sistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PB
Trânsito de Campina Grande - PB
Tecnologias de trânsito
WSN System
Collective public transport - Campina Grande - PB
Buses
Urban mobility
Traffic engineering
Wireless sensor system - traffic - Campina Grande - PB
Traffic in Campina Grande - PB
Traffic technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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