Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ JÚNIOR, H. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1612814908242211pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003009506775932pt_BR
dc.contributor.advisor2ARRUDA, Sonaly Mendes.-
dc.contributor.advisor2IDARRUDA, S. M.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0847973469707571-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, M. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6433193930826331pt_BR
dc.contributor.referee2BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.-
dc.contributor.referee2IDBRAGA, I. Y. L. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4239107430922433pt_BR
dc.contributor.referee3LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa.-
dc.contributor.referee3IDLIMA NETO, O. C. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2642296634161789pt_BR
dc.description.resumoO transporte público urbano é reflexo das demandas diretas de seus usuários, como os fatores sociais, econômicos e culturais que os definem. Dentre os parâmetros de análise da eficiência do transporte público por ônibus em uma cidade, o tempo de viagem e o custo são os de maior importância uma vez que implica diretamente no dia a dia dos usuários. Contudo, existe uma perda razoável de tempo nas interseções e nelas o transporte público por ônibus não possui nenhuma priorização, quando se é possível fazer com que os ônibus tenham diminuição no tempo total de viagem com a prioridade nos cruzamentos semafóricos. Diante disto, buscou-se uma alternativa que viesse a contribuir na qualidade do serviço oferecido pelo transporte público, sendo realizado estudo em uma interseção semafórica, na cidade de Campina Grande – PB, composta por faixa exclusiva e que apresenta tráfego intenso. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de simulação da área objeto, utilizando o software de análise de tráfego PTV VISSIM, calibrado a partir do fluxo de veículos levantado em campo. Nesse estudo foram utilizadas duas lógicas de priorização do ônibus, a primeira é a lógica de redução no tempo de verde e a segunda de mudança de fase do ciclo semafórico. Os resultados para a lógica de redução do tempo de verde dos demais semáforos da interseção obteve-se um acréscimo de 23,68% na velocidade de operação dos ônibus, validando a eficácia do sistema em melhorar a eficiência do transporte público com soluções de lógica operacional de tráfego.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2020-12-
dc.description.abstractUrban public transport is a reflection of the direct demands of its users, such as the social, economic and cultural factors that define them. Among the parameters for analyzing the efficiency of public transport by bus in a city, travel time and cost are the most important since it directly affects the daily lives of users. However, there is a reasonable loss of time at the intersections and public transport by bus does not have any prioritization, when it is possible to make the buses have a reduction in the total travel time with priority at traffic lights. In view of this, an alternative was sought that would contribute to the quality of the service offered by public transport, and a study was carried out at a traffic light intersection, in the city of Campina Grande - PB, composed of an exclusive lane and with heavy traffic. For this purpose, a simulation model of the object area was developed, using the traffic analysis software PTV VISSIM, calibrated from the flow of vehicles surveyed in the field. In this study, two bus prioritization logics were used, the first is the logic of reducing the green time and the second is the phase change of the traffic light cycle, the results for the logic of reducing the green time of the other traffic lights of the intersection obtained an increase of 23.68% in the speed of operation of the buses, validating the effectiveness of the system in improving the efficiency of public transport with solutions of operational logic of traffic.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645-
dc.date.accessioned2022-02-18T10:57:55Z-
dc.date.available2022-02-17-
dc.date.available2022-02-18T10:57:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSistema WSNpt_BR
dc.subjectTransporte público coletivo - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectSistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTrânsito de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTecnologias de trânsitopt_BR
dc.subjectWSN Systempt_BR
dc.subjectCollective public transport - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectBusespt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectWireless sensor system - traffic - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTraffic in Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTraffic technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the implementation of a WSN system for prioritizing collective public transport by bus at a traffic light intersection in Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. 2020. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HÉLIO DA SILVA QUEIROZ JÚNIOR - TCC ENG. CIVIL 2020.pdfHélio da Silva Queiroz Júnior - TCC Eng. Civil CTRN 20202.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.