Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23658
Title: Paisagem sonora: espaços, memórias e f(r)estas (Cuité-PB, 1960-1980).
Other Titles: Soundscape: spaces, memories and f(r)estas (Cuité-PB, 1960-1980).
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Israel da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Ramilton Marinho.
Keywords: Paisagem sonora;Lazer;Memória;Cuité-PB;História cultural;Espaço sonoro;Festas – artistas – Cuité;Filarmônica – Cuité;História oral – Cuité;Soundscape;Leisure;Memory;Cuite-PB;Cultural history;Sound space;Parties – artists – Cuité;Philharmonic – Cuite;Oral history – Cuite;Paisaje sonoro;Ocio;Memoria;Lindo-PB;Historia cultural;Espacio sonoro;Fiestas – artistas – Cuité;Filarmónica – Lindo;Historia oral – Linda;Paysage sonore;Loisirs;Mémoire;Histoire culturelle;Espace sonore;Fêtes – artistes – Cuité;Philharmonie – Cuite;Histoire orale – Cuite;Banda de música - Cuité - PB
Issue Date: 29-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, I. da S. Paisagem sonora: espaços, memórias e f(r)estas (Cuité-PB, 1960-1980). 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23658
???metadata.dc.description.resumo???: A paisagem sonora a que me refiro neste trabalho é formada pelos sons dos lugares de lazer da cidade de Cuité-PB, em vias de transformação. Escrita com as canetas da história cultural, o trabalho buscou mapear os espaços produtores de sons, bem como as práticas dos sujeitos tocadores quando de sua performance, no palco e fora dele. Nosso recorte {1960-1980} se dá no momento mais próximo da curva de ascensão e atuação dos "ventos" modernizantes que passavam pela cidade, os quais foram realocando as coisas e os costumes. Esse movimento trouxe consigo uma gama de adaptações sociais e, para recolher vestígios desse momento, utilizamos da metodologia da história oral, recolhendo relatos dos músicos da época como fonte principal, cujas falas demonstraram os passos e as notas que fizeram criar/viver essa paisagem sonora. Semelhante a uma peça musical, nosso texto conta com momentos de maior e menor intensidade, pausas e retornos. No primeiro momento, trouxemos a paisagem sonora em meio à base histórica do lugar, seus primeiros sons/silêncios, sua vinculação com o tempo recortado; e como essa sonoridade vai se transformando e alterando os lugares de lazer com a chegada de novos "ventos" civilizatórios (filarmônica, clubes, cinema, parques de diversão, shows e regras). Em seguida, passamos a observar também lugares e sujeitos menos formais {feiras, bares, grupos folclóricos, papangus, cabarés), suas limitações e resistências. E, por fim, apresentamos as práticas do cotidiano do músico/tocador, suas dificuldades e tensões, bem como sua criatividade antes, durante e após a apresentação, o que, junto com outros "instrumentos" que possibilitaram a composição da paisagem, deu sonoridade e vida à cidade de Cuité durante a faixa temporal compreendida entre 1960 e 1980.
Abstract: The soundscape that I refer to in this work is forrned by the sounds of leisure placas in the city of Cuité-PB, undergoing transformation. Written with the pens of cultural history, the work sought to map the spaces that produce sounds, as well as the practices of the playing subjects during their performance, on stage and off. Our perspectiva (1960-1980) takes place at the moment closest to the curve of ascension and performance of the modernizing ''winds" that passed through the city, which were relocating things and customs. This movement brought with it a range of social adaptations and, to collect traces of that moment, we used the methodology of oral history, collecting reports from the musicians of the time as the main source, whose speeches demonstrated the steps and notes that made this soundscape create/live. Similar to a musical piece, our text has moments of greater and lesser intensity, pauses and returns.ln the first moment, we bring the soundscape in the historical base of the place, its first sounds/silences, its connection with the indented time, and how this sound is changing and changing leisure placas with the arrival of new civilizing "winds" ( philharmonic, clubs, cinema, amusement parks, shows and rules). Then, we also started to observe less formal placas and subjects (fairs, bars, folklore groups, papangus, cabarets), their limitations and resistances. And finally, we present the musician/player's daily practices, their difficulties and tensions, as well as their creativity before, during and after the performance; which, together with other "instruments" that enabled the composition of the landscape, gave sound and life to the city of Cuité, during the period between 1960 and 1980.
Keywords: Paisagem sonora
Lazer
Memória
Cuité-PB
História cultural
Espaço sonoro
Festas – artistas – Cuité
Filarmônica – Cuité
História oral – Cuité
Soundscape
Leisure
Memory
Cuite-PB
Cultural history
Sound space
Parties – artists – Cuité
Philharmonic – Cuite
Oral history – Cuite
Paisaje sonoro
Ocio
Memoria
Lindo-PB
Historia cultural
Espacio sonoro
Fiestas – artistas – Cuité
Filarmónica – Lindo
Historia oral – Linda
Paysage sonore
Loisirs
Mémoire
Histoire culturelle
Espace sonore
Fêtes – artistes – Cuité
Philharmonie – Cuite
Histoire orale – Cuite
Banda de música - Cuité - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23658
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISRAEL DA SILVA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2021.pdfIsrael da Silva Araújo - Dissertação PPGH CH 202155.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.