Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23660
Title: Geografia, espacialização e poder: um a análise da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental anos finais.
Other Titles: Geography, spatialization and power: an analysis of the National Common Curricular Base of Elementary School final years.
???metadata.dc.creator???: SILVA NETO, Manoel José da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TONETTO, Élida Pasini.
Keywords: BNCC;Geografia;Ensino;Políticas públicas educacionais;Neoliberalismo;geography;Teaching;Educational public policies;neoliberalism;Currículo - Geografia
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA NETO, Manoel José da. Geografia, espacialização e poder: uma da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental anos finais. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo analisar as relações entre geografia, espaço e poder que animam as práticas de saber acionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) anos finais do Ensino Fundamental. Busquei contextualizar a BNCC no panorama político e educacional contemporâneo, tomando como referência as práticas de governamento que operam a partir dela, descrever a organização conceitual, temática e metodológica preconizada para a Geografia no documento curricular em questão. Problematizar a operacionalidade das competências e habilidades geográficas presentes na BNCC. A pesquisa foi dividida em seis etapas metodológicas: a - Organização das fontes para a pesquisa e o levantamento bibliográfico dos principais autores e conceitos, construção de um mapa mental com os principais conceitos para facilitar a compreensão das reflexões, b-Leitura, reflexões e escrita sobre os assuntos/autores e a BNCC nos anos Finais do Ensino Fundamental, c- Construção de figuras e mapas para organizar e localizar a pesquisa, d- Construção de um quadro contendo a Organização Metodologia tem como objetivo organizar os procedimentos metodológicos contidos na BNCC, para cada conteúdo geográfico, e- Problematizar teoricamente as competências e habilidades direcionadas ao ensino de Geografia, f-Escrita das considerações finais. Ao findar as etapas metodológicas foram feitos 3 capítulos distribuídos nas seguintes ordens: 1º “Um Breve Relato e um Pouso na Educação: do ontem para o hoje”, onde nele consta os percursos que tracei até a chegada na Educação, na Geografia e na BNCC; No 2º “A Base Nacional Comum Curricular e as políticas públicas em educação, trago nele as concepções de política e políticas públicas, problematizo a noção do que é o Currículo e como ele é concebido, também o Surgimento e implantação da BNCC e as reverberações que sua implantação causou para a Educação, para a Política e para a Economia; Já o 3º “A Geografia no Ensino Fundamental anos Finais no íntimo da BNCC: conceitos, temáticas e abordagens metodológicas”, debato sobre quais as geografias existentes na BNCC, o que é Competência e Habilidade e como estão inseridas para o ensino de Geografia. Assim tais dobras possibilitaram identificar pontos chaves como a inclinação fortemente condita na BNCC para o mundo do trabalho, a ausência de definições para a compreensão do raciocínio geográfico.
Abstract: This work aims to analyze the relationships between geography, space, and power that animate knowledge practices triggered by the Common National Curriculum Base (BNCC) in the final years of elementary school. I have sought to elaborate the BNCC in the contemporary political and educational panorama, taking as a reference the government practices that operate from it to describe the conceptual thematic. The methodological organization recommended from Geography in the curricular document in question to confound the implementation of competencies and skills present in the BNCC and propose strategies for elaborating contextualized practices of geographic knowledge based on the guidelines established by the BNCC. The research divided into six methodological steps to carry out the investigation, namely: a - Organization of sources for the study and bibliographic survey of the primary authors and concepts, Construction of a mental map with the main ideas to facilitate the understanding of the reflections, breading, reflections and writing on the subjects/authors and the BNCC in the Final Years of Elementary School, c- Construction of figures and maps to organize and locate the research, Construction of a framework containing the Organization Methodology aims to manage the methodological procedures contained in the BNCC, for each geographic content, e- Problematizing theoretically the competences and abilities directed to the teaching of Geography, f-Writing of the final considerations. At the end of these methodological steps, 3 chapters were made, distributed in the following orders: 1st "A Brief Report and a Landing in Education: from yesterday to today", which contains the paths I traced to the arrival in Education, Geography and BNCC; In the 2nd "The Common National Curriculum Base and public policies in education, I bring in it the conceptions of policy and public policies, problematize the notion of what the Curriculum is and how it is conceived, as well as the emergence and implementation of BNCC and the reverberations that its implantation caused for Education, for Politics and for Economy; The 3rd "Geography in Elementary School Final years in the depths of BNCC: concepts, themes and methodological approaches", debate about which geographies exist at BNCC, what Competence and Ability is and how they are inserted for the teaching of Geography. Thus, such folds made it possible to identify critical points such as the BNCC's strong inclination towards the world of work, the absence of essential definitions for understanding geographic reasoning.
Keywords: BNCC
Geografia
Ensino
Políticas públicas educacionais
Neoliberalismo
geography
Teaching
Educational public policies
neoliberalism
Currículo - Geografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23660
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL JOSÉ DA SILVA NETO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2021.pdfManoel José da Silva Neto. TCC. Licenciatura em Geografia. 2021.1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.