Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
Title: Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
Other Titles: Contributions of the city to the teaching of geography: some didactic-methodological proposals.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Aliane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
Keywords: Geografia - ensino;Cidade;Sequências didáticas;Formação cidadã;Geografia escolar;Ensino fundamental;Geography - teaching;City;Didactic sequences;Citizen training;School geography;Elementary education;Ensino de Geografia
Issue Date: 14-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Aliane da Silva. Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem por tema o estudo da cidade na Geografia Escolar. O objetivo é analisar as contribuições didáticas da cidade, enquanto espaço vivido, para um processo de ensino-aprendizagem de geografia significativo. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre o papel da Geografia Escolar para a formação de cidadãos, investigamos teorias sobre a importância da cidade para a educação geográfica e elaboramos propostas de sequências didáticas para a abordagem da cidade no Ensino de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva-explicativa, elaborado no decorrer de quatro meses, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores que discutem sobre a Geografia Escolar e a cidade enquanto conteúdo de educação geográfica, tais como: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), entre outros. Como resultado dos estudos realizados, obtivemos o conhecimento de que a cidade é um laboratório geográfico, as experiências e relações sociais que ela promove, a dinâmica espaço-temporal, a organização espacial e a paisagem que a cidade apresenta, se constituem como elementos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a formação cidadã dos alunos. Assim, com base na fundamentação teórica, são propostas quatro sequências didáticas como sugestões para o trabalho com a cidade nas aulas de Geografia: Representação cartográfica, localização e orientação na cidade; A cidade: um espaço em transformação; Desigualdade e segregação socioespacial na cidade; e Planejamento urbano: a cidade que queremos!
Abstract: This research is on the theme: the study of the city in School Geography. The objective is to analyze the didactic contributions of the city, as a living space, to a significant geography teaching-learning process. In that sense, we build a theoretical framework on the role of School Geography for the formation of citizens; we investigate theories about the importance of the city for the geographical education and, we develop proposals for didactic sequences for the approach of the city in the teaching of geography of the final years of elementary school. Regarding methodology, this is a qualitative study, of descriptive-explanatory approach, was carried out over four months, developed through research bibliographic, based on authors who discuss School Geography and the city as content of geographical education, including: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), among others. As a result of the studies carried out, we obtained the knowledge that the city is a geographical laboratory. The experiences and social relations that it promotes, the spatial and temporal dynamics, the spatial organization and landscape that the city presents, constitute as elements that facilitate and enrich the teaching-learning process of Geography and citizen formation of students. In that way, based on the theoretical foundation, four didactic sequences are proposed as suggestions for working with the city in the Geography classes: Cartographic representation, location and orientation in the city; The city: a space in transformation; Inequality and socio-spatial segregation in the city; and Urban planning: the city we want!
Keywords: Geografia - ensino
Cidade
Sequências didáticas
Formação cidadã
Geografia escolar
Ensino fundamental
Geography - teaching
City
Didactic sequences
Citizen training
School geography
Elementary education
Ensino de Geografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALIANE DA SILVA ALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2021.pdfAliane da Silva Alves. TCC. Licenciatura em Geografia. 2021.656.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.