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Title: Estudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA.
Other Titles: Feasibility study of the use of coconut fibers in asphalt mixtures of the SMA type.
???metadata.dc.creator???: REIS, Jorge Henrique Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Jeovanesa Régis.
Keywords: Geotecnia;Pavimentação asfáltica;Misturas asfálticas SMA;Fibra de coco - misturas asfálticas;Ensaio de escorrimento;Estabilidade Marshall;Ensaio de resistência à tração;Cimento asfáltico de petróleo;Agregados;Geotechnics;Asphalt paving;SMA asphalt mixes;Coconut fiber - asphalt mixes;Runoff test;Marshall stability;Tensile strength test;Petroleum asphalt cement;Aggregates
Issue Date: 15-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REIS, Jorge Henrique Lima. Estudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667
???metadata.dc.description.resumo???: A variabilidade das condições de clima, solo e tráfego aliada a novas tecnologias e conhecimentos fez com que a engenharia desenvolvesse uma gama de misturas asfálticas para melhor servir as solicitações impostas. Uma dessas misturas é a Stone Matrix Asphalt, (SMA), tema deste trabalho. Esta é uma mistura de graduação aberta e descontínua, que requer um teor de Cimento Asfáltico de Petróleo - CAP superior ao que é geralmente utilizado nas misturas convencionais. O alto teor de CAP faz com que ocorra o escorrimento do mesmo na mistura, sendo então sugerido o uso de fibras como aditivo estabilizador. As fibras podem ser naturais ou sintéticas, porém, com a crescente preocupação com a questão da sustentabilidade, o uso de fibras de coco aparece como uma alternativa, pelo fato de o Brasil ser o 4º maior produtor de coco do mundo. Neste trabalho foram feitas avaliações de escorrimento e das propriedades mecânicas de misturas SMA sem e com a adição de fibra de coco. Os ensaios mecânicos realizados foram: resistência a tração, módulo de resiliência e estabilidade Marshall, alterando o teor da fibra utilizada entre 0,1% e 0,3% e mantendo um comprimento de 10 mm. Analisando os resultados, pôde-se notar que o uso de fibras se mostrou eficaz melhorando o desempenho da mistura em todos os ensaios realizados. Em geral pode-se concluir que para os materiais utilizados, a dosagem Marshall realizada com o teor de fibra de 0,3% com 10 mm de comprimento foi o que apresentou os melhores resultados. Desta maneira, a utilização da fibra de coco em misturas asfálticas do tipo SMA foi experimentalmente aprovada e torna-se uma alternativa de destinação final deste tipo de resíduo.
Abstract: The variability of weather conditions, soil and traffic coupled with new technologies and expertise has led the engineering to develop a range of asphalt mixtures to better serve the imposed demands. One of these mixtures is the Stone Matrix Asphalt (SMA), the subject of this work. This is an open and discontinuous mixture, which requires a content of CAP higher than which is generally used in conventional mixtures. The high content of CAP causes the runoff of the CAP from the mixture and the use of fibers as stabilizing additive is suggested. The fibers may be natural or synthetic, however, with growing concern about sustainability, the use of coconut appears as an alternative. In this work, runoff evaluations and mechanical properties of SMA mixtures were done without and with the addition of fiber from coconut. The mechanical tests carried out were: tensile strength, modulus of resilience and Marshall stability, altering the content of the fiber used between 0.1% and 0.3%, and maintaining a 10 mm fiber length. Analyzing the results, it was noted that the use of fibers proved effective in improving the performance of the mixture in all the tests performed. In general, we canconclude that for the materials used, the Marshall design method performed with the fiber content of 0.3% was the one that presented the best results. In this way, the use of coconut fiber in asphalt mixtures of the type SMA was experimentally approved and becomes an alternative of final destination for this type of residue.
Keywords: Geotecnia
Pavimentação asfáltica
Misturas asfálticas SMA
Fibra de coco - misturas asfálticas
Ensaio de escorrimento
Estabilidade Marshall
Ensaio de resistência à tração
Cimento asfáltico de petróleo
Agregados
Geotechnics
Asphalt paving
SMA asphalt mixes
Coconut fiber - asphalt mixes
Runoff test
Marshall stability
Tensile strength test
Petroleum asphalt cement
Aggregates
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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