Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREIS, J. H. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7652811163890843pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.-
dc.contributor.referee1IDMARINHO FILHO, P. G. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4893203742616397pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Jeovanesa Régis.-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, J. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327628358298810pt_BR
dc.description.resumoA variabilidade das condições de clima, solo e tráfego aliada a novas tecnologias e conhecimentos fez com que a engenharia desenvolvesse uma gama de misturas asfálticas para melhor servir as solicitações impostas. Uma dessas misturas é a Stone Matrix Asphalt, (SMA), tema deste trabalho. Esta é uma mistura de graduação aberta e descontínua, que requer um teor de Cimento Asfáltico de Petróleo - CAP superior ao que é geralmente utilizado nas misturas convencionais. O alto teor de CAP faz com que ocorra o escorrimento do mesmo na mistura, sendo então sugerido o uso de fibras como aditivo estabilizador. As fibras podem ser naturais ou sintéticas, porém, com a crescente preocupação com a questão da sustentabilidade, o uso de fibras de coco aparece como uma alternativa, pelo fato de o Brasil ser o 4º maior produtor de coco do mundo. Neste trabalho foram feitas avaliações de escorrimento e das propriedades mecânicas de misturas SMA sem e com a adição de fibra de coco. Os ensaios mecânicos realizados foram: resistência a tração, módulo de resiliência e estabilidade Marshall, alterando o teor da fibra utilizada entre 0,1% e 0,3% e mantendo um comprimento de 10 mm. Analisando os resultados, pôde-se notar que o uso de fibras se mostrou eficaz melhorando o desempenho da mistura em todos os ensaios realizados. Em geral pode-se concluir que para os materiais utilizados, a dosagem Marshall realizada com o teor de fibra de 0,3% com 10 mm de comprimento foi o que apresentou os melhores resultados. Desta maneira, a utilização da fibra de coco em misturas asfálticas do tipo SMA foi experimentalmente aprovada e torna-se uma alternativa de destinação final deste tipo de resíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA.pt_BR
dc.date.issued2018-03-15-
dc.description.abstractThe variability of weather conditions, soil and traffic coupled with new technologies and expertise has led the engineering to develop a range of asphalt mixtures to better serve the imposed demands. One of these mixtures is the Stone Matrix Asphalt (SMA), the subject of this work. This is an open and discontinuous mixture, which requires a content of CAP higher than which is generally used in conventional mixtures. The high content of CAP causes the runoff of the CAP from the mixture and the use of fibers as stabilizing additive is suggested. The fibers may be natural or synthetic, however, with growing concern about sustainability, the use of coconut appears as an alternative. In this work, runoff evaluations and mechanical properties of SMA mixtures were done without and with the addition of fiber from coconut. The mechanical tests carried out were: tensile strength, modulus of resilience and Marshall stability, altering the content of the fiber used between 0.1% and 0.3%, and maintaining a 10 mm fiber length. Analyzing the results, it was noted that the use of fibers proved effective in improving the performance of the mixture in all the tests performed. In general, we canconclude that for the materials used, the Marshall design method performed with the fiber content of 0.3% was the one that presented the best results. In this way, the use of coconut fiber in asphalt mixtures of the type SMA was experimentally approved and becomes an alternative of final destination for this type of residue.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667-
dc.date.accessioned2022-02-22T18:00:22Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T18:00:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas SMApt_BR
dc.subjectFibra de coco - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectEnsaio de escorrimentopt_BR
dc.subjectEstabilidade Marshallpt_BR
dc.subjectEnsaio de resistência à traçãopt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectAgregadospt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectSMA asphalt mixespt_BR
dc.subjectCoconut fiber - asphalt mixespt_BR
dc.subjectRunoff testpt_BR
dc.subjectMarshall stabilitypt_BR
dc.subjectTensile strength testpt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectAggregatespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREIS, Jorge Henrique Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFeasibility study of the use of coconut fibers in asphalt mixtures of the SMA type.pt_BR
dc.identifier.citationREIS, Jorge Henrique Lima. Estudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGE HENRIQUE DE LIMA REIS - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfJorge Henrique Lima Reis - TCC Eng. Civil CTRN 2018.1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.