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dc.creator.IDMOREIRA, F. R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883031148365281pt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Ana Maria Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDDUARTE, A. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Bezerra da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Loredanna Melyssa Costa de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, L. M. C.pt_BR
dc.description.resumoA construção civil é o setor com maior potencial para aproveitamento de vários tipos de resíduos industriais. A intenção é explorar as várias possibilidades que já existem, realizando, assim, uma interação e/ou integração entre segmentos e cadeias produtivos, no sentido de aproveitamento e reuso desses materiais. Na Paraíba, como em vários outros Estados da Federação, a disposição de borracha de pneu vem sendo realizada de forma desordenada, causando danos ambientais que necessitam ser mitigados ou eliminados, quer seja pela racionalização dos métodos de produção e armazenamento, quer seja apresentação de soluções, ou do aproveitamento como matéria-prima alternativa para construção civil. Este trabalho tem como objetivo determinar as propriedades físicas e mecânicas do concreto simples incorporado com resíduos de borracha de pneu. Foram realizados ensaios de caracterização química e física do resíduo e caracterização física dos agregados convencionais e do cimento, sequencialmente foi realizado o estudo da dosagem e moldagem dos corpos de prova nas dimensões de 10 cm x 20 cm com substituição parcial do agregado miúdo por teores de 10% e 25% de resíduo de borracha de pneu. Por fim, será realizada a caracterização física e mecânica do concreto incorporado com o resíduo de borracha de pneu nas idades de cura de 7,14, 21 dias. Observou-se que a incorporação do resíduo de borracha de pneus provocou a redução da resistência a compressão simples do concreto nos percentuais de 80% e 89,6% respectivamente para os percentuais de 10% e 25% de substituição. Portanto, o uso de resíduos de borracha de pneus proporciona modificações nas propriedades do concreto,no entanto este estudo indica que é possível obter resultados que satisfazem aos parâmetros normativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho do concreto incorporado com borracha de pneus pós-consumo.pt_BR
dc.date.issued2017-12-18-
dc.description.abstractCivil construction is the sector with the greatest potential for the use of various types of industrial waste. The intention is to explore the various possibilities that already exist, thus realizing an interaction and / or integration between segments and productive chains, in the sense of utilization and reuse of these materials. In Paraíba, as in several other states of the Federation, tire rubber disposal has been carried out in a disorderly manner, causing environmental damage that needs to be mitigated or eliminated, either by rationalizing production and storage methods or by presenting solutions , or of the use as alternative raw material for civil construction. This work aims to determine the physical and mechanical properties of simple concrete incorporated with rubber tire residues. The chemical and physical characterization of the residues and the physical characterization of the conventional aggregates and the cement were carried out sequentially. The dosage and molding of the specimens in the dimensions of 10 cm x 20 cm with partial replacement of the kid's aggregate were performed. 10% and 25% rubber tire residue. Finally, the physical and mechanical characterization of the concrete incorporated with the tire rubber residue at the healing ages of 7.14, 21 days will be performed. It was observed that the incorporation of rubber tire residue caused the reduction of the concrete's compressive strength in the percentages of 80% and 89.6%, respectively, to the percentages of 10% and 25% of substitution. Therefore, the use of rubber tire waste provides modifications in the concrete properties, however this study indicates that it is possible to obtain results that satisfy the normative parameters.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23677-
dc.date.accessioned2022-02-22T19:32:51Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T19:32:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstruturaspt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectBorracha de pneuspt_BR
dc.subjectConstrução Civilpt_BR
dc.subjectMaterial alternativo - produção de concretopt_BR
dc.subjectAproveitamento de resíduos na construção civilpt_BR
dc.subjectStructurespt_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectTire rubberpt_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.subjectAlternative material - concrete productionpt_BR
dc.subjectUse of waste in constructionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Flávio Régis Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the performance of concrete incorporated with post-consumer tire rubber.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Flávio Régis Ferreira. Avaliação do desempenho do concreto incorporado com borracha de pneus pós-consumo. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23677pt_BR
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