Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, P. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTA CRUZ, Walter.
dc.contributor.advisor1IDSANTA CRUZ, W.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171470119353085pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.referee1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Moacir Guilhermino da.
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. G.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, um dos principais temas discutidos em todo o mundo é a qualidade de vida em suas diferentes esferas. Para que haja qualidade de vida é necessário que se tenha um conjunto de condições que contribuam para o bem estar físico e psicológico de cada indivíduo na sociedade. O rápido aumento do número de veículos motorizados tem causado um sensível acréscimo no número de reclamações da população em relação ao ruído gerado nas cidades, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Estudos realizados em várias cidades têm revelado que o ruído de tráfego é o maior contribuinte para os níveis sonoros medidos e a maior causa de incômodo em áreas urbanas. Dentro desse contexto, este trabalho buscou realizar um estudo de caso na cidade de Campina Grande, Paraíba, para mensurar o nível de ruído no interior dos ônibus urbanos. O estudo foi realizado por meio de uma coleta de dados utilizando um decibelímetro para mensurar o nível de pressão sonora no interior dos ônibus urbanos. Em seguida, foi feita a análise dos dados coletados objetivando comparar com os níveis permitidos ou recomendados por norma. Foram feitas análise dos dados levando em conta aspectos como: nível de ruído para veículo em movimento, veículo parado, desempenho acústico dos veículo em pavimentos com diferentes tipos de revestimento, veículos em horários e pico e horário fora de pico. Os resultados foram satisfatórios, visto que os valores médios obtidos estavam abaixo dos limites estabelecidos por norma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação dos níveis de ruído no interior dos ônibus urbanos na cidade de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractCurrently, one of the main themes discussed worldwide is the quality of life in its different spheres. For there to be quality of life it is necessary to have a set of conditions that contribute to the physical and psychological well-being of each individual in society. The rapid increase in the number of motor vehicles has caused a significant increase in the number of complaints from the population regarding noise generated in cities, both in Brazil and in the rest of the world. Studies conducted in several cities have revealed that traffic noise is the largest contributor to measured sound levels and the biggest cause of nuisance in urban areas. In this context, this work aimed to carry out a case study in the city of Campina Grande, Paraíba, to measure the noise level inside urban buses. The study was carried out through an objective evaluation of the sound pressure level inside urban buses. Then, the collected data were analyzed to compare with the levels allowed or recommended by standard. The data were analyzed taking into account aspects such as: noise level for vehicle in motion, vehicle stopped, acoustic performance of vehicles on pavements with different types of coating, vehicles at times and peak and time out of peak. The results were satisfactory, since the average values obtained were below the limits established by norm.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23681
dc.date.accessioned2022-02-22T19:57:20Z
dc.date.available2022-02-22
dc.date.available2022-02-22T19:57:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectÔnibus urbanos - ruídospt_BR
dc.subjectNível de ruídopt_BR
dc.subjectTransporte coletivopt_BR
dc.subjectPressão sonorapt_BR
dc.subjectNível de pressão sonorapt_BR
dc.subjectConforto acústico - ônibus urbanospt_BR
dc.subjectAcústica - ônibus urbanospt_BR
dc.subjectRuído de tráfegopt_BR
dc.subjectDecibelímetropt_BR
dc.subjectDesempenho acústico de veículopt_BR
dc.subjectCity buses - noisept_BR
dc.subjectNoise levelpt_BR
dc.subjectPublic transportpt_BR
dc.subjectSound pressurept_BR
dc.subjectSound pressure levelpt_BR
dc.subjectAcoustic comfort - city busespt_BR
dc.subjectAcoustics - city busespt_BR
dc.subjectTraffic noisept_BR
dc.subjectDecibel meterpt_BR
dc.subjectVehicle acoustic performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Patricia Oliveira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of noise levels inside urban buses in the city of Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Patricia Oliveira de. Avaliação dos níveis de ruído no interior dos ônibus urbanos na cidade de Campina Grande - PB. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23681pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA OLIVEIRA DE LIMA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfPatricia Oliveira de Lima - TCC Eng. Civil CTRN 2018.635.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.