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Title: Efeito da adição de lignina nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos.
Other Titles: Effect of lignin addition on the rheological properties of asphalt binders.
???metadata.dc.creator???: GALDINO, Dannylo Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO NETO, Osires de Medeiros.
Keywords: Ligantes asfálticos;Lignina;Reologia;Geotecnia;Geotécnica;Pavimentação asfáltica;Misturas asfálticas;Cimento asfáltico de petróleo;Viscosidade rotacional;Modal Rodoviário Brasileiro;Manutenção de pavimentos;Asphalt binders;Lignin;Rheology;Geotechnics;Asphalt paving;Asphalt mixtures;Petroleum asphalt cement;Rotational viscosity;Brazilian Road Mode;Floor maintenance
Issue Date: 13-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GALDINO, Dannylo Araújo. Efeito da adição de lignina nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23698
???metadata.dc.description.resumo???: O sistema de transporte rodoviário é o principal meio logístico do Brasil, sendo responsável por grande parte do transporte de todas as cargas no território e locomoção de pessoas. No entanto, apesar do alto grau de dependência do país em relação as rodovias, é notável que grande parte da malha rodoviária brasileira apresenta diversos tipos de manifestações patológicas, que são decorrentes do aumento imprevisto de cargas rodoviárias, falta de manutenção preventiva e materiais aplicados de baixa resistência e durabilidade. Dessa forma, as modificações de ligantes asfálticos possui como principal objetivo, encontrar aditivos que misturados aos ligantes asfálticos , possam aumentar a resistência dos pavimentos às deformações causadas por esforços mecânicos ou por variações térmicas, trazendo também como consequência , melhorias das condições de segurança e conforto para os usuários das rodovias e a redução dos custos com manutenções em curtos períodos de tempo. De modo geral, essa pesquisa tem como objetivo fazer um comparativo das propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina. Foram realizados ensaios especiais como o de viscosidade rotacional e o testes de fluência e recuperação sob tensões múltiplas, que tiveram o objetivo de determinar os parâmetros de percentual de recuperação e compliância não recuperável do asfalto, todos antes e após o envelhecimento a curto prazo (RTFO). Observou-se que os ligantes modificados por adição de lignina se apresentaram mais resistentes à deformação permanente, variação de temperatura, mas principalmente ao envelhecimento, comprovando que a utilização da lignina, de um modo geral, se mostrou viável , se comparada ao ligante convencional. Além disso, podendo também chegar à conclusão que teores mais elevados de lignina, em torno de 9%, são os mais indicados para melhora dos índices de recuperação deformável do asfalto.
Abstract: The road transport system is the main logistical means in Brazil, being responsible for a large part of the transport of all cargo in the territory and locomotion of people. However, despite the country's high degree of dependence on highways, it is notable that a large part of the Brazilian road network presents several types of pathological manifestations, which are due to the unforeseen increase in road loads, lack of preventive maintenance and mandatory materials. Low resistance and durability. Thus, as modifications of asphaltic binders have as main objective, to find additives that mixed with asphalt binders, can increase the resistance of the pavements to deformations caused by mechanical efforts or by thermal variations, also bringing, as a consequence, improvements in the conditions of safety and comfort. For highway users and reduced maintenance costs in short periods of time. In general, this research aims to make a comparison of the rheological properties of asphalt binders modified by the addition of lignin. Special tests were carried out, such as rotational viscosity test and the creep and recovery tests under multiple stresses, which aim to determine the parameters of percentage of recovery and non-recoverable compliance of the asphalt, all before and after short-term aging (RTFO ) It was observed that the ligands modified by the addition of lignin are more resistant to heat dissipation, temperature variation, but mainly to aging, proving that the use of lignin, in general, proved to be viable rheologically, if compared to the ligand conventional. In addition, it may also come to the conclusion that levels of lignin are the most suitable for improving the rates of deformable recovery of asphalt.
Keywords: Ligantes asfálticos
Lignina
Reologia
Geotecnia
Geotécnica
Pavimentação asfáltica
Misturas asfálticas
Cimento asfáltico de petróleo
Viscosidade rotacional
Modal Rodoviário Brasileiro
Manutenção de pavimentos
Asphalt binders
Lignin
Rheology
Geotechnics
Asphalt paving
Asphalt mixtures
Petroleum asphalt cement
Rotational viscosity
Brazilian Road Mode
Floor maintenance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23698
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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